Mostrando postagens com marcador Hungria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Hungria. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aproveitando!

Se tem uma coisa que a gente sabe fazer é aproveitar o tempo livre! Cada um a sua maneira, é verdade, mas a gente aproveita muito.

Eu por exemplo tenho aproveitado pra não fazer nada. Nas horas em casa eu fico de pernas pro ar curtindo o meu ventilador no quarto fresquinho, botando a leitura em dia (e a fofoca tb), assistindo uns seriados e esquecendo da vida.

Os meninos estão aproveitando com a familia Hungara pra bater papo, se intupir de comida gordurosa (a galera anda pesando a mão!) e ficar zanzando pra lá e pra cá. Pok não pára, toda hora escuto ele berrando "ciao" lá de baixo porque tá indo pra rua com alguém!
Vai de triciclo, de carro, de bicicleta com a avó (ele ama ir na cadeirinha da bike com a avó dele), a pé... não importa, chamou pra rua ele vai.

Acredito que essa é a primeira vez que vejo meus sogros curtindo o neto de verdade, do minuto que acorda até a hora que vai dormir, Pok tá atrás dos avós ou do tio. As vezes ainda chama o pai pra alguma coisa, mas a mãe, bom, a mãe ele esqueceu que tem, só lembra na hora de dar "ciao" ou de dar "oi" quando volta pra casa hahaha
Tá certo ele, tem mais é que aproveitar pra ficar juntinho de todo mundo e curtir quem o quer tão bem, afinal, daqui a pouco voltamos pra casa e ai vai demorar pra vê-los novamente.

Passeando no trenzinho pela cidade.



Ontem rolou *piscina, fomos de manhã e aproveitamos bastante com a familia inteira até a chuva atrapalhar nosso dia por volta das 14:30.



Quando a chuva chegou a alternativa foi correr pra piscina coberta, porém, depois de mais de quase duas horas horas por lá o cansaço e o tédio bateram. Não sou muito fã de piscinas cobertas, é bacaninha pra dar uma relaxada na água quente e tals, mas não dá pra ficar bastante, minha pressão já tava baixando, tava calor e abafado.




Meus sogros e o meu cunhado com a namorada seguiram pro "Spa" (área com as hidromassagens, sauna e afins), nós acabamos vindo pra casa.
O carro estava do outro lado e no caminho acabamos ilhados em um ponto de onibus, veio uma tempestade daaaquelas. Ficamos pelo menos uns vinte minutos por ali, me lembrei os tempos de Sampa City hahah.


São Pedro caprichou!

E pra relembrar bem os tempos de férias de verão, depois do temporal, chegamos em casa e nos jogamos na cama pra curtir uma preguicinha. No jantar teve cachorro quente, mais "praia" doque isso só se ao invés de cachorro quente tivesse sido macarrão com salsicha hahahha.

A vida tá mansa. =)

Beijocas

*A piscina fica na maior estância hidromineral da região, é um lugar enorme e muito bacana, é a maior atração da cidade, vem gente de todos os cantos pra aproveitar. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Aproveitando as férias...

Se tem uma coisa que o menino Pokbunny sabe fazer bem é aproveitar oque tem de bom nessa vida, nao importa se é na nossa casa na Holanda ou aqui na casa dos avós na Hungria, ele quer saber mesmo é de ficar numa boa e é isso que ele tem feito, tem adormecido na nossa cama (e mais tarde sendo levado pro bercinho!), tem visitado a bisa todos os dias, brincado com o primo, corrido pelas ruas, comido porcaria e também muita comidinha boa, a vida desse Pokbunny continua booooa demais e ele feliz, feliz....




...essa felicidade toda é constante, exceto é claro quando tem que cortar o cabelo, mas esse videozinho fica pra amanha.

beijocas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A primeira vez no Lago Balaton

Chegou a hora de contar como foi o nosso primeiro mergulho no Lago Balaton, um pouquinho de conversa fiada, baba de mãe e umas fotos, que tal? Senta ai e aproveita que é oque tem pra hoje!

O tão esperado mergulho no lago rolou na quarta-feira, lembre-se que estavamos lá desde sábado e até então o tempo não havia ajudado, na quarta amanheceu um dia lindo e ensolarado, durante a manhã demos um passeio por Veszprém e lá pelas três e pouco da tarde seguimos para o lago.

Próximo ao lago aquele clima de praia, ruas de areia, casas de veraneio, gente com roupa de banho e cadeiras de praia, mais próximo ainda, uma surpresa, estavamos numa area particular, com cerca, catraca e cabine com venda de tickets. Namorido explicou que sim, grande parte do lago é cercada e é preciso pagar uma taxinha para entrar, nada demais, coisa de um euro por pessoa, isso ajuda na manutenção e conservação, achei bem justo.

Do lado de dentro da cerca, parecia um clube, com cantina, quadra de voley de areia, duchas, vestiarios, playground e um gramado lindo, muito bem cuidado onde a galera se espalhava, o lago também tava lá, lindo e limpido.

Em mim bateu aquela ansiedade que sentia no primeiro dia das férias, assim que chegavamos na praia, queria largar tudo, sair correndo e pular na água, foi mais o menos oque fizemos, os sogros ficaram com pokbunny (coisa rara hein!) e nós corremos pro nosso mergulho.

O lago fica cercado por pedras e um calçadão, pra chegar na água é preciso descer uma escadinha, o sol tava quente mas a água tava bem fria. Andamos um pedação com água na cintura e pra evitar a tortura de ir molhando devagarzinho eu mergulhei, depois disso foi só alegria, não tinha mais frio, o corpo já tava aclimatado e ai foi a hora de pegar nosso pequeno.
Ele deu uma choradinha, um misto de medo com frio, mas dez minutos mais tarde brincava feliz da vida, os sogros ficaram surpresos porque pokbunny não sentia frio e tava se divertindo, foi muito, muito gostoso, um daqueles momentos inesquecíveis.

Pokbunny brincou até cansar, saiu da água tomou um cházinho e continuou a brincadeira com os avós, eu e o namorido aproveitamos a água mais um pouco.

Ficamos por lá até a hora que a fome e o cansaço bateram, voltamos pra casa com aquela sensação gostosa pós praia, molinhos, molinhos, graças ao protetor solar ninguém estava vermelho e ardendo, era só alegria. Nesse dia pokbunny foi dormir as sete da noite e pra nossa total surpresa só acordou as oito e meia da manhã seguinte.

Fiquei tão apaixonada pelo lago que tudo oque eu queria era ficar mais uns dias, porém, o tempo não ajudou, amanheceu chovendo e com a previsão desanimadora resolvemos seguir pra Budapeste na quinta-feira e ficar por lá até sábado.


A avenidinha da "entrada" do lago
A entrada do lago (igualzinho a de um clube qualquer)


No calçadão com a vovó
A escadinha, o gramado e a uma das lanchonetes disponíveis no local.
Pokbunny NADANDO!
Agora nadando com o papai


Final de tarde, pokbunny brincando com uma amiguinha nova.
O calçadão, ao fundo a escadinha que desce pra água e o  lago.
A semana tpor aqui á bem corrida, mas eu volto! =)

Beijocas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Península de Tihany

Ontem foi dia de churrasquinho Hungaro na casa da sogra, com direito a familia inteira mais os vizinhos dos dois lados, foi bem legal mas como ainda não terminei de contar sobre a viagem ao lago Balaton, os detalhes do churrasco e as fotos ficam pra outro post, porque sim, vale um post com foto e tudo, o churrasco deles é bem diferente dos nossos na Holanda e no Brasil. =)

O post de hoje é sobre a belissima península de Tihany, ir para a região e não visitar esse lugar é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo, então anotem ai, "visitar a peninsula de Tihany", na minha opnião até agora é um dos lugares mais bonitos que eu ja visitei aqui na Hungria.

Bom, um pouquinho de história não faz mal a ninguém, então como dizia o velho Goulart de Andrade no comando da madrugada, "Vem comigo..."

É em Tihany que foi encontrado o primeiro registro da lingua Hungara no formato que conhecemos hoje, a abadia Beneditina foi fundada em 1055 pelo Hungaro András e a igreja em estilo barroco que ainda tá lá firme e forte foi reconstruída em 1755, Brasilzão varonil ainda era jovenzinho hein.
Não falta história e "causos" sobre o local, vai desde que serviu de cativeiro pra o Imperador Charles I da Austria até lendas bonitinhas sobre uma princesa mesquinha que tinha um bode com pelo de ouro.
Durante nossa visita a esse patrimônio fiquei curiosa quando vi um grupo de crianças e adolecentes no topo da colina gritando em coro, não entendi o grito de guerra, mas o eco que deu foi impressionante. Mais tarde lendo sobre Tihany descobri que sua acustica é sensacional e que o eco que rola ali inspirou muitos poetas Hungaros, nessa pesquisa também descobri que o pequeno vilarejo tem a renda percapita mais alta da Hungria e as casas mais caras, oque não me espanta, afinal tem uma vista maravilhosa e privilegiada pro lago Balaton, isso realmente não é pra qualquer um.

Passamos algumas horinhas nesse lugar lindo e eu fiquei apaixonada, pra todos os cantos que eu olhava eu sorria surpresa com tamanha beleza!

De Tihany seguimos para as vinícolas, to dizendo, passeio completo, você tem o lago, a península e ainda vinícolas... sinto pena dos turistas que só ficam em Budapeste!

No centrinho do pé da montanha tava rolando uma quermesse exatamente como aquelas feirinhas de artesanatos que tem em todo o litoral e estâncias turisticas Brasileiras, tinha de tudo, mini parque de diversões, barracas com artesanatos, livros, presentes e muitos comes e bebes, se não fosse pelo povo falando Hungaro (e outras linguas estranhas que não consegui identificar) poderia dizer que tava no Brasil.
Ficamos por ali passeando e decidindo como iriamos para as vinicolas, tinha o trenzinho, uns jipes com motoristas insanos que passavam voando pelas ruas estreitas e o nosso carro, decidimos que iriamos de carro e que antes iriamos comer algo porque tava todo mundo azul de fome.
Pokbunny perdeu o senso de humor quando sentamos pra comer, começou a reclamar, chorou e melou nosso passeio, na real ele foi até bastante paciente, estavamos na rua desde nove da manhã, nessa hora já passava das duas da tarde, ele tinha tirado uma sonequinha de quarenta minutos do carro e nada mais, eu também fiquei meio irritada com o rango, um espetinho de frango com bacon que não me embrulhou o estomago. Deixei o Karo com os sogros e fui dar uma volta pra acalmar minha ferinha.

Eles terminaram o almoço, os sogros foram até o pier do lago e nós ficamos distraindo pokbunny que corria feliz em volta de uma fonte, quase morremos de rir com ele fazendo "monstro" atrás de turistas alemãs. Por algum motivo ele se irritou com umas pessoas e saiu andando atrás deles com as mãozinhas pra cima rosnando, foi hilário.

Os sogros voltaram e subimos com eles para as montanhas, ao menos pra eu poder ver de longe oque eu ia perder, vinicolas e mais vinicolas, adegas e mais adegas, gente e vinho por todos os lados, parecia bem legal, mas não foi dessa vez!
Deixamos os sogros por lá com um pedido especial de que não esquececem de levar uma garrafa de vinho pra gente e voltamos pra Veszprém com nosso monstrinho que já dormia tranquilo em sua cadeirinha.

Fotitos

Click na foto para aumentar.
1 - A primeira vista da Igreja
2 - Casa de Pimentão, que aqui é chamado de páprica - nesse casa além do pimentão seco vc encontra zilhoes de derivados.
3 - Forno - Esse é o modelo dos fornos que antigamente ficavam dentro das casas, além da função de forno também tinha função de aquecedor.
4 - A segunda Igreja de Tihany, reconstruida em 1755 - o corpo do fundador da András está na cripta.
5 - Nós e o lago Balaton ao fundo (ignore o mau humor de pokbunny, ele odeia ser turista)
6 - A casa que vamos comprar quando ganharmos na megasena acumulada.
7 - O lago Balaton
8 - Uma casa nos moldes do que era no há séculos
9 - Eu e Pokbunny passeando
10 - Uma outra vista da Igreja
11 - O Cruzeiro
12 - Os sogros 
13 - Uma das vielas de Tihany
14 - Contruçao bonitinha de 1929
15 - Nós turistando
16 - O museu de fantoches, não visitei, mas achei bem assustador, aquelas bonecas estranhas.
17 - Um hungaro famoso que estava vendendo livros na feirinha, Karo comprou pro pok, mas o pok só queria mesmo era se livrar das meias.
18 - Um dos jipes que levava o povo para as vinícolas
19 - Pok na fonte
20 - Pok correndo fazendo monstro
21, 22, 23 - As vinícolas
24 - Pokbunny dormiu antes mesmo de terminar de comer a bolacha.

Espero que tenham gostado e que sigam meu conselho, Hungria é bem mais que Budapeste, visitar lugares como esse valem muito a pena!

Beijocas

sábado, 30 de abril de 2011

Spring Break - da Holanda pra Hungria...

Na quinta-feira o namorido acordou inteirão e resolveu que manteriamos os planos e viriamos pra Hungria. Eu não gostei nem um pouco da idéia, quarta ele passou  o dia inteiro de cama, passando mal com diarréia e fraqueza, me parecia cedo demais pra cair na estrada e encarar uma viagem tão longa. Sem falar que pokbunny ainda tava com diarréia, pouco, mas tava, de nada adiantou reclamar e às duas da tarde deixamos nossa casinha pra começar nossa super trip... (agora se prepara porque o post é longo! hahaha)




Pok estava super cansado, entrou no carro e já dormiu, dormiu direto de Berkel até Colonia (Alemanha), la ele acordou, tomou um chá e dormiu de novo. A estrada tava linda cheia de campos floridos, um sol maravilhoso e o transito fluindo super bem. As sete e pouco fizemos nosso primeiro e único pitstop desse primeiro dia, era hora de jantar e checar as fraldas de pokbunny, foi em um posto legalzão próximo a Wurzburg, nesse posto começou a saga de pokbunny tomando banho na pia dos fraldários.
Com o filhote limpo e trocado, jantamos felizes e seguimos viagem, já era umas dez e pouco quando chegamos no nosso hotel em Regensburg. Pok tem paixão por hoteis e ele faz a festa, nesse foi melhor ainda porque ele tinha um bercinho novinho esperando por ele.
Todos tomamos banho e tivemos uma maravilhosa noite de sono, acordamos oito horas com pokbunny enchendo as fraldas (sujou até o lençol do berço) e ai foi direto pro banho, depois rolou agua com maisena, mamazinho, mais fralda, mais banho e voltamos pra estrada, ainda tinhamos um dia inteiro pela frente.

Saindo da Holanda, papai feliz e pokbunny dormindo!
Depois do jantar na nossa parada na Alemanha
"Eu tenho um bercinho YEY"
Fazendo a festa de manhã, um pouco antes de voltarmos pra estrada
Nosso budget hotel em Regensburg

Seguimos direto de Regensburg até Viena, pok dormiu quase que o tempo todo. Em Viena paramos no Marché, meu restaurante favorito, chegamos beeeeeeem na hora do casório do principe. Pok tomou mais um banho de torneira na pia do fraldário e pudemos almoçar tranquilos assistindo o fim da cerimonia e a ida do princípe pro palácio.

Fraldário do Marché de Viena
Papai assistindo o casório e pokbynny fazendo farra


De barriga cheia dormi um bom tempo com pokbunny, ainda tivemos uma paradinha no Marché da Hungria, mais uma visita e banho no fraldário, depois pok ficou com medo porque dissemos à ele que à partir dali os fraldários tinham acabado e que se tivesse que lavar o bumbum seria em algum banheiro de parada de caminhão hahahha
A barriguinha dele deu trégua, pegamos chuva, pok deu uma reclamada na ultima hora e não sei foi o cansaço, mas fato é que pra mim, de Budapeste pra ca (uns trezentos km) parece que foi o trecho mais longo da viagem.
Chegamos já era quase oito da noite, minha sogra estava numa cerimonia de graduação na escola onde trabalha, meu sogro nos aguardava ansioso, fomos direto pro banho e so depois de um bom banho de banheira pokbunny se rendeu aos mimos da casa dos avós.

Felizmente tudo está bem, tivemos uma boa viagem, pokbunny apesar da barriguinha solta se comportou super bem, dormiu a maior parte do tempo e não deu trabalho nenhum, é bom estar aqui, todo mundo está muito feliz e mesmo pok ainda estando com diarréia,(de acordo com oque fui informada, se não houver febre e perda de apetite, até sete dias é normal, importante é manter a hidratação) e o Károly com dor de garganta, estamos "em casa" e não estamos sozinhos.
Sem falar que se tiver que ir ao médico eu confio muuuuuuuuuito mais em um médico aqui doque na Holanda por exemplo! =)

Muito bem, estamos OFICIALMENTE de FÉRIAS o tempo tá lindo e eu to indo aproveitar com meus meninos! =)

Beijocas e um ótimo final de semana!

PS: Amanhã é dia das mães aqui na Hungria, comemoro amanhã e na próxima semana HOHOHO! =)


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Natal...

E a neve resolveu aparecer de vez, temperatura despencou de 13 pra -10, oooo beleza! haha

Aproveitando o tédio que me consome, vou contar como foi o Natal nas bandas de cá...

Assim como no Brasil a galera aqui começa os festejos Natalinos no dia 24 com muita comida e presentes, quem "entrega" os presentes é o menino Jesus, Papai Noel aparece apenas no dia 6 de dezembro pra deixar uns docinhos, como temos um jovenzinho de 4 anos na familia, "baby Jayyyyzus" continua aparecendo (namorido concordou que Pok terá uma outra versão dessa historia, diremos a ele que NÓS compramos os presentes mas é o baby Jesus quem entrega hahaha, assim fica bom pra todo mundo!).

As 14:30 fomos pra casa da bisa, a arvore foi montada e as 15:30 o "jantar" foi servido, tudo foi bem simples inclusive a comida mas tava boa e farta (como deve ser), tivemos sopa, pato, salada de maionese e pure de batata, enquanto estavamos na mesa o namorido disfarçadamente deu duas batidinhas com se alguém batesse na porta, esse era o aviso de que baby jesus estava na area, ele bate antes de entrar vcs sabem... o pequeno ficou aflito, louco pra ir na outra sala ver os presentes, mas não, não pode, a regra é ir apenas depois que todo mundo terminar o jantar!

Depois do jantar ele quis correr pra sala dos presentes, mas meu cunhado o enrolou saiu com ele pra dar uma voltinha, sob o pretexto de tentar ver o baby jesus pelas ruas, enquanto isso o resto da familia corria pra colocar todos os presentes debaixo da arvore, confesso que fiquei emocionada qdo vi aquela criaturinha feliz da vida agradecendo baby jesus por ter trazido tantos presentes hahahha (Pok assistiu a familia enganando o primo dele mas concordou em nao contar nada kkk)

Rolou umas musiquinhas natalinas, eles todos cantaram, foi lindo eu fiz um filminho com os olhos boiando em lagrimas, Pok no colo da bisa me deixou com o coração apertado de saudades dos meus avós que não estão mais nesse mundo... passada toda emoçao, chegou a hora de abrir os presentes, todo mundo ficou feliz, inclusive eu que ganhei tudo oque eu qeria hahahha, Pok ganhou um urso enorme e ficou encantado.

Lá pelas 17:30 eu ja estava pedindo arrego, a galera se jogando nas sobremesas, as 19:00 voltei com o namorido e o Pok pra casa, o resto da familia continuo festejando, nos 3 tiramos um belo cochilo e assim foi o primeiro dia de festa...

Dia 25 e 26 tivemos almoço na casa da bisa e um jantar aqui na casa da sogra, eu só fui pra comer mesmo pq na real ando meio antisocial, e olha que nem ressaca rolou! haha

Eu gostei do Natal aqui, eles são unidos, animados.... mas ja to contando os dias pro Natal em Itapecity, com a minha familia brazuca, Natal 2011 derretendo de calor com direito a vinheta da Globo, Roberto Carlos,Simone, e todas as breguices que estamos acostumados, de agora em diante será assim, um ano aqui, um ano lá, fair enough! =)

Fotos?

Hmmm tem sim...








Beijocas e espero que por ai também tenho sido tudo de bom!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ready to go...

É chegada a hora, tudo pronto pra cair na estrada, serão 1.645 km daqui pra Gyula (cidade dos meus sogros na Hungria), Pok com menos de 6 meses ja terá visitado 6 paises, tem gente com 70 que nunca fez isso hahaha, menino de sorte! =)

O carro ja esta carregado, tem tanta coisa que parece que estamos indo de mudança, haja tralha, agora só falta preparar o frango com farofa, digo, lanchinho pra estrada e estaremos prontissimos, estou empolgada, adoro road trips quando era pequena costumava viaar muito com meu pai e era sempre assim, malas entupindo o portamalas, lanches, mapinhas e claro, as fitas cassetes dele, tenho trauma de Supertramp ate hje graças ao senhor meu pai que amava dirigir ouvindo a tal banda.

Sairemos daqui umas duas horas, vamos dormir em Frankfurt (tenho esperanças de rolar umas voltinhas na minha cidade favorita) e amanha la pelas 7 seguimos viagem, vamos tranquilos, afinal temos tempo ate dia 24 a tarde, que é qdo começam as comemorações Natalinas dos meus "in laws".

Muito bem, ainda não desejarei Feliz Natal, volto amanha ou depois pra contar o resto da trip.

E se você tambem está indo pra estrada, tenha uma boa viagem, vai com Deus! =)

Nossa rota

[googlemaps http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Berkel+en+Rodenrijs,+The+Netherlands&daddr=Gyula,+Hungary&geocode=FfBNGQMd8DREACmNUig6ucvFRzGvjAL3t86F5w%3BFUK1xwIdSYlEASkLKlcukdZFRzFauuFKn7JD5g&hl=en&mra=ls&sll=51.99,4.47&sspn=0.118817,0.308647&ie=UTF8&t=h&ll=49.360635,12.860515&spn=5.43947,16.81649&output=embed&w=425&h=350]



PS: Não se preocupem, o querido é um motorista cuidadoso e tem muita experiencia em longas viagens com Neve! =)