quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Península de Tihany

Ontem foi dia de churrasquinho Hungaro na casa da sogra, com direito a familia inteira mais os vizinhos dos dois lados, foi bem legal mas como ainda não terminei de contar sobre a viagem ao lago Balaton, os detalhes do churrasco e as fotos ficam pra outro post, porque sim, vale um post com foto e tudo, o churrasco deles é bem diferente dos nossos na Holanda e no Brasil. =)

O post de hoje é sobre a belissima península de Tihany, ir para a região e não visitar esse lugar é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo, então anotem ai, "visitar a peninsula de Tihany", na minha opnião até agora é um dos lugares mais bonitos que eu ja visitei aqui na Hungria.

Bom, um pouquinho de história não faz mal a ninguém, então como dizia o velho Goulart de Andrade no comando da madrugada, "Vem comigo..."

É em Tihany que foi encontrado o primeiro registro da lingua Hungara no formato que conhecemos hoje, a abadia Beneditina foi fundada em 1055 pelo Hungaro András e a igreja em estilo barroco que ainda tá lá firme e forte foi reconstruída em 1755, Brasilzão varonil ainda era jovenzinho hein.
Não falta história e "causos" sobre o local, vai desde que serviu de cativeiro pra o Imperador Charles I da Austria até lendas bonitinhas sobre uma princesa mesquinha que tinha um bode com pelo de ouro.
Durante nossa visita a esse patrimônio fiquei curiosa quando vi um grupo de crianças e adolecentes no topo da colina gritando em coro, não entendi o grito de guerra, mas o eco que deu foi impressionante. Mais tarde lendo sobre Tihany descobri que sua acustica é sensacional e que o eco que rola ali inspirou muitos poetas Hungaros, nessa pesquisa também descobri que o pequeno vilarejo tem a renda percapita mais alta da Hungria e as casas mais caras, oque não me espanta, afinal tem uma vista maravilhosa e privilegiada pro lago Balaton, isso realmente não é pra qualquer um.

Passamos algumas horinhas nesse lugar lindo e eu fiquei apaixonada, pra todos os cantos que eu olhava eu sorria surpresa com tamanha beleza!

De Tihany seguimos para as vinícolas, to dizendo, passeio completo, você tem o lago, a península e ainda vinícolas... sinto pena dos turistas que só ficam em Budapeste!

No centrinho do pé da montanha tava rolando uma quermesse exatamente como aquelas feirinhas de artesanatos que tem em todo o litoral e estâncias turisticas Brasileiras, tinha de tudo, mini parque de diversões, barracas com artesanatos, livros, presentes e muitos comes e bebes, se não fosse pelo povo falando Hungaro (e outras linguas estranhas que não consegui identificar) poderia dizer que tava no Brasil.
Ficamos por ali passeando e decidindo como iriamos para as vinicolas, tinha o trenzinho, uns jipes com motoristas insanos que passavam voando pelas ruas estreitas e o nosso carro, decidimos que iriamos de carro e que antes iriamos comer algo porque tava todo mundo azul de fome.
Pokbunny perdeu o senso de humor quando sentamos pra comer, começou a reclamar, chorou e melou nosso passeio, na real ele foi até bastante paciente, estavamos na rua desde nove da manhã, nessa hora já passava das duas da tarde, ele tinha tirado uma sonequinha de quarenta minutos do carro e nada mais, eu também fiquei meio irritada com o rango, um espetinho de frango com bacon que não me embrulhou o estomago. Deixei o Karo com os sogros e fui dar uma volta pra acalmar minha ferinha.

Eles terminaram o almoço, os sogros foram até o pier do lago e nós ficamos distraindo pokbunny que corria feliz em volta de uma fonte, quase morremos de rir com ele fazendo "monstro" atrás de turistas alemãs. Por algum motivo ele se irritou com umas pessoas e saiu andando atrás deles com as mãozinhas pra cima rosnando, foi hilário.

Os sogros voltaram e subimos com eles para as montanhas, ao menos pra eu poder ver de longe oque eu ia perder, vinicolas e mais vinicolas, adegas e mais adegas, gente e vinho por todos os lados, parecia bem legal, mas não foi dessa vez!
Deixamos os sogros por lá com um pedido especial de que não esquececem de levar uma garrafa de vinho pra gente e voltamos pra Veszprém com nosso monstrinho que já dormia tranquilo em sua cadeirinha.

Fotitos

Click na foto para aumentar.
1 - A primeira vista da Igreja
2 - Casa de Pimentão, que aqui é chamado de páprica - nesse casa além do pimentão seco vc encontra zilhoes de derivados.
3 - Forno - Esse é o modelo dos fornos que antigamente ficavam dentro das casas, além da função de forno também tinha função de aquecedor.
4 - A segunda Igreja de Tihany, reconstruida em 1755 - o corpo do fundador da András está na cripta.
5 - Nós e o lago Balaton ao fundo (ignore o mau humor de pokbunny, ele odeia ser turista)
6 - A casa que vamos comprar quando ganharmos na megasena acumulada.
7 - O lago Balaton
8 - Uma casa nos moldes do que era no há séculos
9 - Eu e Pokbunny passeando
10 - Uma outra vista da Igreja
11 - O Cruzeiro
12 - Os sogros 
13 - Uma das vielas de Tihany
14 - Contruçao bonitinha de 1929
15 - Nós turistando
16 - O museu de fantoches, não visitei, mas achei bem assustador, aquelas bonecas estranhas.
17 - Um hungaro famoso que estava vendendo livros na feirinha, Karo comprou pro pok, mas o pok só queria mesmo era se livrar das meias.
18 - Um dos jipes que levava o povo para as vinícolas
19 - Pok na fonte
20 - Pok correndo fazendo monstro
21, 22, 23 - As vinícolas
24 - Pokbunny dormiu antes mesmo de terminar de comer a bolacha.

Espero que tenham gostado e que sigam meu conselho, Hungria é bem mais que Budapeste, visitar lugares como esse valem muito a pena!

Beijocas

Nenhum comentário: