terça-feira, 9 de agosto de 2011

A cidade de Veszprém

Depois de uma semana de muito sol, o calor deu uma trégua e o tempo esfriou um pouco, prefiro assim, nas últimas duas noites dormimos muito mal, ontem as oito da noite os termometros da cidade marcavam 34 graus, ninguém merece!

A lista de coisas pra contar aqui só cresce, inclusive tenho umas reclamações pra fazer, mas tudo vai ter que esperar, melhor dar lugar para as coisas legais e para as dicas de passeios interessantes em terras Hungaras doque pras chatices e aporrinhações que os hungaros que me cercam causam todo santo dia!

E pra hoje temos Veszprém!

Nesse post aqui eu falei do local onde ficamos, hoje falarei um pouco mais sobre esse pedacinho vivo da história Hungara, pouco mesmo porque é história que não acaba mais e eu tenho certeza que ainda tenho muito oque estudar pra poder contar bastantão, então deixo aqui um resuminho com pontos que achei bem interessante até agora. Devo dizer aliás, que eu fico impressionada com o tanto de história que tem esse país, impérios, guerras, revoluções, batalhas... é causo que não acaba mais, se você também é um apaixonado por história, super recomendo um mega tour pela Hungria,!

A cidade é linda, poderia facilmente estampar livros de contos de fadas e filmes romanticos, daqueles que enchem os olhos de lágrimas e nos fazem sonhar alto. Fica há uma hora e pouquinho de Budapeste (110km) e uns 15 minutos do lago Balaton (numa das colinas que cercam o lago).

Veszprém é uma das cidades mais antigas da Hungria e foi lá que St.Stephen I, o primeiro Rei da Hungria, estabeleceu a primeira diocese Hungara em 1009, os simbolos católicos seguem firmes e fortes com igrejas e monumentos em toda a cidade, principalmente na chamada "cidade velha"(que é linda, toda em estilo Barroco.
Foi reconstruída muitas vezes por conta do tanto de invasões que sofreu, pertenceu de Austriacos a Otomanos, apenas alguns pontos ainda podemos encontrar construçoes originais, em outros apenas ruinas bem cuidadas.). Onde fica o castelo e sua corte confesso que achei que a entrada da cidade lembrava bastante as vielas de Jerusalém, mais tarde em minhas pesquisas vi que o tal lugar recebe o nome de ladeira de Jerusalém!

Por ser a cidade favorita da Rainha Gisela, esposa do Rei Stephen I, durante séculos foi o local da coroação das rainhas Hungaras e até hoje é chamada de "cidade das rainhas", também é chamada da "cidade do vento e dos sinos", quando não é vento assoviando em seus ouvidos, são os sinos tocando, eu mesma presenciei isso, de hora em hora os sinos tocam como em um festival e quando param o vento sopra uma melodia.

Para quem lê em inglês, alemão ou francês esse site aqui é bem interessante, vale a pena dar uma olhada, Veszprém for Visitors.

Agora fotinhos pra deixar vocês com ainda mais vontade de ir pra lá!

Cidade Velha
Cidade Velha
Prefeitura
Torre de Observação
A vista de um dos pontos do Castelo
Entrada do Castelo (Corte)
Parte do Castelo
Nós pelas vielas da cidade velha
Estavam preparando a praça pro festival de música.
Estatua da Santissima Trindade e a residencia Episcopal
NÓIS e a cidade!
O Cruzeiro
Minha ponte favorita e ao lado, o prédio amarelo é onde ficamos hospedados.

O mosteiro
Familinha
O páteo da Capela da Rainha Gisela
A praça principal e as Igrejas*


*Nunca estive nas cidades históricas de Minas Gerais, mas acredito que no quesito uma igreja tá pau a pau, os padres de Veszprém e de Minas devem ter uma vida dificil, afinal, se o sermão de domingo não tiver bom o fiel pode simplesmente sair e ir pra igreja do lado hahaha!

Espero que tenham gostado, volto em breve com mais sobre nossos passeios!

beijocas

Nenhum comentário: