terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Calendário do Advento.



No post de ontem mostrei o nosso calendário do advento, e além da minha querida Daniela, outras pessoas me perguntaram a respeito no Facebook e por isso resolvi escrever esse post.

Quem acompanha os blogs de mamães que moram no exterior, certamente já viu por ai o tal do calendário do advento e deve estar se perguntando "Oque é isso? Serve pra que?".

Apesar de ter muito adulto que adora os calendários do advento, a coisa pega mesmo entre a criançada, aqui na Holanda nem tanto, já na Alemanha, Austria e países escandinavos é uma verdadeira febre.

De acordo com o "tio" google, essa tradição já existia no séc.XVIII, os luteranos tinham diversas maneiras de fazer a contagem regressiva pra o dia do advento (Natal). Isso variava de familia pra familia, uns marcavam com giz na parede, outros com velas e santinhos, fato é que todos contavam os dias para a chegada do Natal.

Foi no início do séc.XIX que os calendários começaram a ser comercializados e também a ter a forma tradicional de 24 janelinhas. Nesse época eram decoradas com mensagens biblicas, santinhos ou anjos.


Atualmente existem calendários para todos os gostos e bolsos, desde tradicionais até os super comerciais com personagens da Disney, Pixar e outras figuras super famosas do universo infantil.
(Já vi em versão adulta com garrafas de vinho kkkk)

Também dá pra escolher oque vem dentro das janelinhas, alguns tem chocolates, outros brinquedinhos e outros vêem vazios para que possamos colocar oque quisermos.
Outra opção é fazer seu próprio calendário, achei no pinterest idéias lindas e super criativas, olha aqui!


Eu não tenho muitas tradiçoes Natalinas, mas gosto bastante e desde que me tornei mãe resolvi criar algumas pra minha familinha, o calendário foi uma delas.

No ano retrasado (2011) achei um bem bacana na Amazon e comprei pro meu filho, ele só tinha um ano e pouco e apesar de ter gostado não foi lá um sucesso, no ano passado ele tá adorou e todos os dias esperou ansioso pelo momento de ganhar a "surpresa" que tava no bolsinho do calendário (da foto acima).
Esse ano a festa continua e eu pretendo manter esse mesmo calendário por muitos e muitos anos, quem sabe inclusive fazer dele uma daquelas peças que vai passando de geração pra geração!

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto clique aqui, é uma histórinha bacana. =)



Beijocas e boa semana.

2 comentários:

Sandra Kautto disse...

Esse comprei um para o Elias...ele parece não entender muito bem o que acontece, mas tá curtindo os presentinhos e os enfeites que a casa está ganhando a cada dia =)

Ingrid Gomes disse...

Pois é, o primeiro ano que eu coloquei pro Pok ele não entendia muito bem tb, mas ficou contente!
É bom ver nossos pequenos contentes. =)

beijocas