segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dezembrão!


E ai, tudo bem, tudo pronto para as festas de final de ano???
Dezembro já chegou, minha gente!

Por aqui graças a Deus está tudo joia, e quase tudo pronto, nada de correria e afobação!
Dia 21 a gente segue pra Hungria pra uma viagem vapt-vupt, dia 30 estaremos de volta para mais um reveillon a três na terra dos moinhos. Até lá ainda tem alguns amigos pra encontrar e ao menos um jantarzinho aqui em casa.

Nas últimas semanas estivemos bem ocupados. Encontramos amigos, recebemos amigos em casa e também fizemos alguns passeios. Tivemos um encontro inesperado com a "trupe" do Sinterklaas em Delft no sábado restrasado e uma manhã de caos pra comprar uma cama na promoção na Ikea (eu JURO que farei um post sobre isso!).

Essa época de festas realmente é uma época bem agitada, mas fala a verdade, não tem coisa mais gostosa do que ficar perto de quem a gente ama e poder curtir tudo isso junto!
Agora que o Pok tá maiorzinho tenho uma sensação muito maior de familia, não sei explicar, estou bem mais alegre e empolgada, ele está mais participativo e tem sido bacana demais. To até menos mal humorada hahah
(Nessa época eu geralmente ficava mais azeda por conta dos protocólos toscos que alguns insistem em seguir pra se sentir mais integrado e menos idiota).

O calendário do advento já está na parede, usamos o mesmo que compramos no segundo natal dele, mas esse ano não tem presentinhos, apenas as gostosuras. Ele também já começou a contagem pra poder montar a "arvrinha" de Natal e pela primeira vez está super interessado no Sinterklaas, colocou até o sapatinho na janela pra receber agradinhos do zwarte Piet, o Zé pretinho ajudante do Sint!


Aliás, até hoje o Pok não estava entendendo muito bem essa coisa toda de Sinterklaas, zwarte Piet e a gente também não estava muito afim de explicar, até porque não faz parte das nossas tradições. Mas hoje na escola as professoras falaram sobre o tema e entregaram pra ele o sapatinho (que deixamos na semana passada lá) com *pepernoten que o Zwarte Piet deixou pra ele.
Isso bastou, ele voltou pra casa me contando TUDO sobre os "Piets" e Sinterklaas, ai ele me disse que deviamos colocar o sapatinho dele aqui também, assim o Piet poderia trazer aqui em casa.

Confesso que fiquei com um nó na garganta, justo eu que nunca quis falar de coelhinho da páscoa, papai Noel agora me vi encurralada pra manter essa mentira de Zwarte Piet e Sinterklaas. Dessa vez não serei a chata que vai estragar a festa, o tenis dele já está na janela e ja tem inclusive umas bolachinhas que a personal zwarte Ingrid aqui já deixou pra ele. kkkk


Para os próximos anos penso em dizer que sim, os "Piets" trazem os pepernotjes, que o Sint tb vem visitar, POOOOOOOOORÉM aqueeele brinquedo que ele quer, é papai e mamãe quem compra o Sint só faz a entrega kkkkk
Aceito os pepernotjes dos Piets, mas daí Sint levar fama pelo presente que ele ganhou??? JAMÉ!
Vai que o menino acha que o Sint é um Eike Batista antes da crise, que é bilionário? Não, não, melhor ja contar que o presente sai do nosso bolso e evitar transtorno.

Por falar em transtorno, também nos recusamos a nos enfiar na multidão pra esperar o dito cujo e sua trupe, mas acho que o Sint ta no destino no Pok esse ano! kkk

As fotinhos abaixo são do sábado dia 23, nós fomos pra Delft e demos de cara com a "trupe" do Sint, chegamos juntinho com eles. Primeiro vieram as bandinhas, um batalhão de zwarte piet e então apareceu o Sint, em cima do seu cavalo branco acenando pra galera.
Os adultos pareciam se divertir muito mais que as crianças hahaa, acho incrível como a grande maioria dos Holandeses ADOOOOOORAM essa época do ano, Sinterklaas faz a alegria. Já entre as crianças, os pequeninos acabam em choradeira e os maiorzinhos na maior correria, berrando atrás dos zwarte Piet pra encher suas sacolinhas de pepernoten.

(Eu só gosto de pepernoten coberto de chocolate e esses só tem no supermercado hahah)




Pok aiiiinnnnda tem medo e prefere ficar no colo do pai, só se solta um pouco quando ganha os pepernotjes ou snoepjes (balinhas) dos zwarte piet, mesmo assim mantém uma certa distância!

Ele tava revirando os olhos pro Zé Pretinho kkkkk

Nessa ele ja tava numa boa, mesmo assim sem muita intimidade.


Agora que eu ja tagarelei bastante vou lá passar uma receita de goulash pra uma amiga. Prometo fazer o post sobre o programão de indio que foi a nossa ida à Ikea e o sucesso que tá sendo a super cama do Pok. =)

Beijocas e boa semana.


*Pepernoten ou pepernotjes são biscoitinhos de especiarias super tradicionais dessa época do ano, onde vc vai tem pepernoten, mas é só até a noite de Sinterklaas (5 de dezembro), depois some de circulação. Eles dizem que o Sint leva de volta pra Espanha kkkkk

2 comentários:

Eliana disse...

HAHAHAH Pensar que o Sint é o Eike antes da crise HAHAHAHAHA...mas eu escutei na rádio, uma psicóloga foi entrevistada, que é bom estimular a fantasia na criança e que com isso ela aprende o significado de se ter esperança...não vou aqui falar tudo o que a mulher disse, mas resumindo: é importante pois tem a ver com criatividade e sentimentos bacanas, tanto que até os adultos que, mesmo sabendo que nada disso existe, se apegam as estas "tradições"! E é...estes pais viajam e fazem qq sacrifício pra ir lá esperar o Sint hahaha Se é pra ser feliz...tá valendo.
QUe bom que estão curtindo e que Pok agora se intera mais de tudo agora...isso é bacana! Bjs

Dani Rabelo disse...

Amiga!
Morri de rir com os olhinhos do Pok pro mocinho ahahahahahahahaha totalmente amigável, só que não.

Eu tbm não queria falar do papai noel para a Laura, mas vc sabe que aqui a coisa é enlouquecedora e não tinha como escapar... mas ela não acredita nele mesmo, fazer o quê??

Agora, o que é este raio do advento, esses negocinhos que representam os dias e pq os doces???? Eu estou vendo a galera montando a árvore do advento, o "não sei o quê" do advento e ninguém explica essa joça!!!

Que vcs tenham um mês muito lindo e cheio de presentinhos do Eike ANTES da crise hahahahahahahaha

beijos!!!