terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bora botar o papo em dia!

As folhas das árvores já estão amarelando e os dias ficando cada vez mais curtos. Nos dias que o Pok tem aula de manhã dá até pena acorda-lo pois tá tudo escuro e ele sempre aponta pra janela dizendo que o sol nem saiu ainda! Só quero ver daqui ha algumas semanas quando ele tiver que sair de casa e ainda estiver escuro, vai achar que tá estudando a noite hahahha

A cidade foi engolida pela Neblina na semana passada.
A temperatura tem variado e até agora não caiu muito, ligamos o aquecedor apenas umas duas vezes. Hoje mesmo lá pras bandas de Masstricht tava batendo 21 graus, a galera agradece. Ficaria bem feliz se fosse assim também no final de semana!

Pok curtindo uma dose de vitamina E e aproveitando o por do sol

Semana passada fui na Ikea e voltei cheia de coisas de Natal, minhas ervinhas morreram todas e eu troquei os vazos de temperos por velas e flores secas, a casa ta com cara de inverno e com cheirinho bom de baunilha.
Pelo tanto de lojas vendendo artigos natalinos e até algumas ruas enfeitadas, acho que não sou só eu que estou ansiosa pelo Natal hahaha. É impressão minha ou o Natal chegou mais cedo esse ano? 
Na Ikea fiquei louca com o tanto de coisas lindas, queria comprar tuddo

E por falar em Natal, a ONU resolveu intervir e condenar os cabeças de queijo (modo carinhoso de chamar os Holandeses kkk) por conta dos "Zé Pretinhos" (Zwarte Piet), um dos icones da celebração de São Nicolau, que acontece na noite do dia 5 de Dezembro.
Eu não me aprofundei no assunto, mas por cima li que a ONU tem falado em racismo, preconceito, discriminação, tudo porque o pobre do Zé Pretinho é PRETO e "trabalha" pro Sint!

Bom, eu não sou Holandesa, tão pouco super integrada a ponto de estar me doendo e entrando em discussões contra ou a favor, mas Sinterklaas por aqui faz muito mais sucesso que o Natal, por ai vocês ja podem imaginar o bafafá que essa noticia está causando, a galera ta P da vida e virou manchete nos jornais, revistas, TV, radio e claro, na porcaria da minha timeline do Facebook!

Desde o meu primeiro Sinterklaas aqui lá em 2007, eu sei que na verdade o Zé Pretinho não é negro,  os Holandeses aliás, já talvez prevendo dor de cabeça com os "politicamente correntos" sempre deixaram bem claro que os Zé Pretinhos (gosto de chama-los assim) na real não são pretinhos e nem escravos, são apenas ajudantes do Sao Nicolau que ficaram pretos por causa do carvão do barco a vapor (ACHO que é do barco). Tanto é que todos pretinhos tem zóiao azul hahahha

Como disse um conhecido bem, se for pra tirar os Zé Pretinhos do Sint, a ONU deveria também tirar os duendes que ajudam o Papai Noel, PETA poderia fazer escandalo e proibir o velhinho de ter renas (maus tratos aos animais!) e por ai vai!
Faz sentido, eles poderiam se preocupar com coisas mais urgentes e serias!

A ONU nesse caso tá parecendo aquela vizinha encrenqueira que apesar de ter muitos filhos, uma casa enorme e suja pra cuidar, resolve ir pra janela ficar implicando com quem passa na rua. Deixem os Zé Pretinhos em paz, bora cuidar doque realmente importa e PRECISA de atenção.

Agora é esperar pra ver onde isso vai dar, espero de verdade que não tirem os Zé Pretinhos, eles fazem parte dessa tradição, os Holandeses realmente se importam e não tiro a razão de ficarem aborrecidos.

Pok e o Ze Pretinho em Delft, Nov.2010


Já nós, por enquanto estamos apenas nos preocupando em como distrair o Pok nessa semana de férias de outono (vida boa esse criançada, uma semaninha de férias em outubro!) e com os presentes do *Dia do Nome dos meninos, dia 4 de Novembro.
Até pensamos em fazer festinha de Halloween, mas eu ando preguiçosa demais. Aqui também não é tradição isso também ajuda a desanimar.


E por ai, como estão as coisas? Tudo bem?

Beijocas e boa semana.


**Ficou interessada na tradição e quer saber mais e ter mais um dia pra ser mimada e ganhar presentinhos, clica aqui (o artigo tá em ingles) se quiser ir direto pro calendário, clique aqui e veja quando é o seu "dia do nome", alguns nomes tem vários dias, mas só vale escolher um hein! =) O meu nós comemoramos dia 5 de fevereiro

8 comentários:

Dani Rabelo disse...

Oi Ingrid, que saudadeeeee!!!!

Que gostoso ler este post, apesar das notícias sobre o pok acordar cedo no escuro para ir à escola e a ONU dando uma de vizinha enxerida na vida dos outros....

Uma pena esta tradição ser proibida, pq tradições locais fazem parte da cultura e da história do país.

Eu estou com a sensação de que o Natal está chegando e eu não comemorei nem o carnaval direito!!!!

Meu Deus!!!!!!!

o ano voou!!!!!!!!!!!!

Beijos enormes!

Sandra Kautto disse...

Aqui os dias já estão bem escuros, e nos dias que entro ad 7h no trabalho saímos de casa num breu total.
Também me apaixonei pela decoração de natal no IKEA, fiquei querendo comprar tudo e transformar minha casa em vermelho e branco. Quase compro o calendário do advento, mas esse ano decidi fazer eu mesmo algo diferente.

Beijos pra vocês!

Márcia disse...

Olá Ingrid.... por aqui é bem diferente.... já começou o horário de verão (que eu odeio)e pior, o calor. Ontem fez 32º (e odeio calor tb), e vc tem razão, o ano passou rápido demais e logo é hr de começar enfeitar a casinha para o Natal (que eu amo!), quanto a polemica do Zé Pretinho achei meio ridículo né.... com tanta coisa acontecendo no mundo.... aff... não da pra entender....

Beijo ra vcs aí!!!

Ingrid Gomes disse...

Hey Dani, tava com saudades de ti =)

Pois é, Pok vai se sentir estudando no periodo noturno kkkkk tadinho!
So quero ver oque vai dar essa coisa da ONU!

Quando chegar o Natal vcs ja vao estar se arrumando pra COPA, quer apostar qto?

O tempo voooooa!

Beijocas

Ingrid Gomes disse...

Sandra, Ikea me deixou louuuuuca hahahha tanta coisa linda, queria comprar tudo!
O calendário nós usamos o mesmo desde o primeiro Natal do Pok, é um de feltro super fofo, a ideia é guardar por anos e anos! =)

Beijocas

Ingrid Gomes disse...

Márcia, eu ADORO horario de verão! Sempre fico com aquela sensação gostosa de que o dia rendeu, voltar pra casao dia ainda claro, só é chato quando tem que acordar e ainda ta escuro kkkkk

Já o calor, bom, pra mim 26 graus ja ta joia, passou disso eu DERRETO!

Bora enfeitar a casa e espera que o Ze Pretinho nao seja pintado de branco pra fazer a ONU feliz! haha

Beijocas

Eliana disse...

Pok estudando à noite foi ótimo hahahaha Realmente, é duro acordar no meio da escuridão mesmo que já seja hora pra isso hahaha Nossa, ontem eu assustei de como estava quente. Eu ainda não vi nada por aqui de Natal, mas tb nem fui pro centro estes dias. Olha...este lance de Sinterklaas nada a ver...eu nunca relacionei a nada disso, acredita? Pra mim eles são o que são e pronto...assim como tantos outros personagens de histórias de fadas que escutamos...e o Saci Pererê então? Já pensou se eles sabem que no Brasil a gente tb tem um Saci? hahahaha Bjs

NBA disse...

Ah Ingrid que dó do Pok ter que acordar tão cedo! Aqui em Sampa City a temperatura está maluca, está fazendo as 4 estações em um único dia. Qto ao natal hj fui à um shopping com minha mãe qtb já está enfeitado e ela disse a msm coisa q vc, ela tem a impressão q esse ano o natal chegou mais cedo. Sou louca pelas coisas da IKEA e por enfeites de natal, estou em contagem regressiva para montar a árvore:-)