terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como assim???

Essa foi minha reação ao ver que o desenho favorito do Pok (dessa semana) é em RUSSO!

Antes de prosseguir, quero apenas contar um pouquinho de como transformei o vilão em mocinho e como o tal do tablet passou a ser apenas mais um gadget na casa.

Eu nunca curti essa coisa de criança na frente da TV, computador ou jogando em tablets e telefone o tempo todo, aliás, sendo bem honesta, eu nunca gostei da idéia de liberar o tablet pra uma criança que não sabe nem limpar a bunda.

Porém, é aquela coisa, quando vc cospe pra cima pode muito bem cair na sua cara (eu geralmente sou rápida o suficiente pra sair do caminho antes que o cuspe caia kkk).
Em setembro minha mãe deu um tablet pro Pok, um made in china só pra ele brincar, ver desenho quando fossemos viajar ou estivessemos fora de casa, ele nem usou tanto e o treco parou de funcionar.

Em outubro que ganhei um bem bacana de presente de aniversário, Pok logo cresceu o olho no meu aparelho e foi ai que começou a guerra. Cada vez que ele pegava aquilo  era um tormento pra largar e o mundo em volta simplesmente não existia, ele ficava ali jogando, pulando de um video pro outro como se não houvesse mais nada na vida e quando falavamos que era hora de guardar ele berrava e ficava puto da vida! DETESTEI essa experiência!
Entretanto, o treco era uma realidade, não tinha como simplesmente ignorar, eu não ia jogar fora ou nunca mais usar com ele por perto porque simplesmente não sabia controlar meu filho, ele precisava aprender! 

Deu a loca em mim e eu resolvi radicalizar, liberei o tablet! 

Nos dois primeiros dias ele passou mais tempo a maquininha do capeta doque qualquer outra coisa, depois foi perdendo o interesse e quando viu que podia brincar a qualquer hora, que eu não iria esconder tudo ficou mais calmo!
Agora ele procura o tablet quando ele cansou de correr e brincar com outras coisas, quando ele quer deitar debaixo das cobertas e ficar quietinho no canto dele, ai ele assiste oque quer ou joga um pouco e tira uma soneca ou volta brincar com outras coisas.

Interessante também foi que ele aprendeu a guardar e também a entender quando acaba a bateria, ou quando achamos que ele já brincou demais!
As vezes ele fica meio bravo, mas nada comparado ao que era, a "braveza" dele dura dois minutos.


Bom, agora voltando ao desenho....

Pok já sabe direitinho acessar a pastinha de desenhos no youtube e assistir tudo oque ele gosta, vez ou outra ele clica em qualquer outro video e acha alguma coisa nova, mas estamos sempre de olho pra evitar videos inapropriados.

De uns dias pra cá eu notei ele gargalhando quando assiste o desenho de uma garotinha com um urso, eu sempre ouvia a musiquinha e daqui a pouco um festival de gargalhada, mas nunca parei pra assistir.

Até que ontem eu resolvi mostrar pro Károly e qual foi a surpresa, a bagaça é em Russo!
Como assim??? Não bastando a torre de babel que é nossa vida, Pok agora resolveu explorar novas linguas??? ONDE esse menino vai parar?

Fui pesquisar e descobri que o nome do desenho é "Masha e o Urso", é um velho conto do folclore Russo e muuuuito, muuuuito lindo, abaixo eu coloquei o link do youtube, vale a pena ver! =)
Infelizmente não tem em inglês, porém não existem muitas falas e dá pra entender mesmo sem entender nada mais nada menos doque "dá" (sim) e "niet" (não) em Russo!
(Me apaixonei! ahahha)



Além do desenho Russo, também tem a Madeleine e o Trotro em Frances, o Bumba e alguns outros em Holandes e por ai vai!

Se ele entende algo dos dialogos desses desenhos eu não sei, só sei que ele morre de rir e se diverte bastante, vira e mexe imita alguma palavra, porém, creio que tá mais ligado ao som e semelhança com palavras que ele já conhece doque com o "falar" em outro idioma!

Acho pretencioso DEMAIS sair por ai dizendo que meu filho de dois anos e sete meses é poliglota porque ele fala duas ou três palavras em não sei quantos idioma kkk
Eu só deixo ele assistir porque são todos desenhos fofos e sem grandes diálogos, é mais o menos como assistir o Pingú, que só faz barulho e ele adora!

Bem, agora preciso correr ali me informar e saber se to fazendo a coisa certa, se devo deixar ele continuar assistindo ou bloquear, tudo, afinal o foco agora que ele aprenda e aprimore os nosso idiomas! (Se tiver que bloquear a Masha ficarei muito triste, ela é linda demais e ao contrário dos outros desenhos, não tem em nenhum outro idioma a não ser Russo haha).

E ai, alguma dica pra me dar?

Beijocas

Nenhum comentário: