quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aprender brincando.


A Ana Paula, uma mãe querida do nosso grupo de Mães Internacionais anda super engajada na educação Montessoriana e o post que ela fez ontem (aqui) me deixou toda orgulhosa em saber que mesmo eu não sendo tão entendida assim do assunto estamos indo por um bom caminho por aqui. =)

Eu explico, de acordo com oque andei lendo (e numa visão bem simplista e compacta) a educação Montessoriana visa dar mais espaço e liberdade para os pequenos, de forma que tenham maior contato com a vida cotidiana e mais independencia também.

Bom, tá ai uma coisa que o Pok tem desde sempre, independencia e contato com o mundo que o cerca, no começo viviamos numa casa pequena e perigosa então eu tive que usar o cercadinho (favelinha) por um bom tempo, mas quando mudamos a vida mudou!

Quando ele tava com um ano e meio mudamos pra casa nova, demos adeus ao cercadinho e desde então ele corre pra lá e pra cá e tem seus cantinhos pra guardar suas coisas por toda a casa, uma gaveta no armário da cozinha, duas gavetas no rack da sala, uma prateleira no banheiro e um bom espaço no armário do corredor, dessa forma ele aprendeu que tudo tem seu lugar e a guardar seus brinquedos depois de brincar, chegamos na fase em que nem é preciso pedir, ele brinca e guarda.

Pok também sempre gostou muito de me ajudar, aliás, uma frase que ele ouve desde que tinha oito semanas de vida é "vamos ajudar a mamãe, filho!", antigamente ele ajudava ficando quietinho no canto dele pra que eu pudesse fazer oque tinha pra fazer, hoje ele ajuda MESMO, ele tem aspirador de pó só dele, paninhos pra ajudar na limpeza e sempre que deixamos faz questão de arrastar a cadeira pra ir na pia lavar a louça.
Claro que se ele tá afim de continuar brincando no canto dele eu não vou interromper e botar pra me ajudar, mas fato é que ele larga oque tiver nas mãos pra ir pegar o aspirador dele quando me ve com o meu.

Pra ajudar o papai ele tem ferramentas (tudo de plástico, claro) e basta ver o pai pronto pra montar algo que ele corre pra pegar as ferramentas dele e dar uma mão.

Esses dias andei pensando em comprar panelinhas de presente de dia das crianças e se ele curtir, no Natal quem sabe compramos aquela cozinha da Ikea, visto que o menino ADORA imitar tudo oque fazemos e vira e mexe ele tá pegando as panelas pra cozinhar.

O namorido apoia tudo isso, ele também foi criado por uma mãe que sempre lhe deu espaço pra ajudar em casa, é um homem que participa das tarefas domésticas, cozinhar é a favorita dele, então não é raro nosso filho ver o pai de avental esquentando a barriga no fogão. Pok também tem boneca e bichinhos de pelucia, os trata com o mesmo carinho que é tratado pelo pai, aqui nessa casa não achamos que panelinhas, boneca  e bichinhos são coisas de menina. =)

PAUSA #Muitas mulheres reclamam que seus maridos não ajudam em casa mas não se dão conta que ao mandar o filho ir brincar de carrinho (porque é coisa de menino) enquanto estão passando o aspirador, estão colaborando pra criar mais um pequeno machista que acredita que limpar a casa e cuidar dos filhos é tarefa de mulher.# DESPAUSA.

Como eu disse, não sou uma profunda conhecedora do método montessoriano, que aliás, vai muito além doque tudo isso que escrevi aqui, nas tarefas diárias eu repito com meu filho oque aprendi em casa e que deu certo.
Cresci assim, participando, sempre fui convidada a ajudar, tinha minha vassourinha pra ajudar a varrer, tinha meus paninhos e me lembro de muitas vezes poder também usar a pia pra lavar potes de plástico e coisas do tipo (ninguém vai dar um copo de cristal pra uma criança, né!!).

Na minha época chamavam isso de brincar de casinha e era coisa de menina, mas hoje deixamos toda essa baboseira de lado e deixamos nosso filhote "brincar" também, porque acreditamos que é brincando que se aprende e ele ja provou que está aprendendo a ser um homem bacana, como o pai dele, isso me enche de orgulho!

Video e fotinho de como são as coisas por aqui. UPDATED!!!

Só depois que a Ana comentou eu vi que o video não era o do Pok lavando louças e sim comendo, tentei postas o video certo mas não deu, então tem que ir lá no youtube checar, esse video eu fiz quando ele tinha 21 meses, era o começo a vida de ajudante mirim hahaha.

Pra ver o video clica AQUI!

Ajudando o papai
Lendo pra Molly, do jeitinho que o papai le pra ele.
Passando aspirador!
*Ele avisa quando a luz apaga e o lanche ta pronto. =)
Agora com o aspirador que ele ganhou de aniversario.

Dessa forma a vida fica mais fácil e mais divertida pra familia toda! =)

Beijocas

*Não se preocupem com o fogão, tem uma travinha, ele não consegue ligar o gás sozinho, assim sendo, não tem perigo, ele também não fica ao lado do fogão quando estamos usando, quem me conhece sabe o quanto sou neurótica com isso. =)

Nenhum comentário: