terça-feira, 19 de junho de 2012

O Tempo

Sábadão, aproveitei meu tempo livre com azamiga! =)

Tá ai uma coisa que eu aprendi administrar muito bem (já que dinheiro eu nem tenho mais pra administrar, RÁ!), desde que virei mãe (e proletariada pobrona) virei a "loca da planilha", quando Pok era ainda um serzinho de três meses e que vivia "mamando, dormindo e sujando fraldas" eu já tinha minha planilha de afazeres e tinha também a planilha do Pok onde eu anotava hora de mamada, quantidade, trocas de fraldas e afins (é, eu sou surtada, eu sei!).

Tem gente que acha que fazer lista é perder tempo, eu já acho que ir dez vezes ao mercado porque esqueci isso e aquilo é mais perda de tempo ainda, então a primeira lista que faço na sexta-feira é, lista de compras, juntamente um menú da semana, sábado é dia de feira e mercado, se comprarmos tudo no sábado temos o resto da semana pra fazer outras coisas. O horário depende da hora que acordamos, do clima, da preguiça, mas geralmente fazemos durante a manhã, se a previsão indica tempo muito ruim pro sábado, fazemos as compras na sexta à noite e desencanamos de ir à feira.

A rotina da semana, quem é mãe sabe o quanto uma criança influencia na nossa rotina, eu dei a sorte (e agradeço a Deus todos os dias) de ter um filho reloginho, Pok desde que nasceu é fiel a rotininha dele, ele pode até dar uma desviada e tals, mas sempre acaba em rotina, isso me ajuda bastante no meu planejamento da administração do meu lar (se achando a executiva ahahha).

A planilhazinha do excel deu lugar a boa e velha agenda, é ali que eu anoto meus compromissos e oque tem pela frente, é onde eu faço anotaçoes relevantes sobre o Pok e afins, mas confesso que começo a considerar a compra de um daqueles quadros de avisos, porque o Karo é meio desligado e acho que o quadro o colocaria mais por dentro doque rola por aqui e me pouparia ter que ficar falando dez vezes a mesma coisa.

Durante semana meus dias começam quando o Karo sai pro trabalho, ai eu assumo o posto e vou tocar a vida, eu sou daquelas que não vai pra cama sem ter deixado tudo limpo e arrumado, essa coisa de deixar a louça do jantar juntando com a do café da manhã não é comigo não, dessa forma na primeira hora eu posso tomar café tranquila com o Pok e então começar a ajeitar oque tem pra ajeitar.

Diariamente tem, cama pra arrumar, chão pra passar aspirador e refeiçoes pra preparar, duas vezes por semana eu tiro pó, passo pano na casa toda, lavo roupas, uma vez por semana eu lavo os banheiros (geralmente quarta feira) e passo roupa (domingo a noite).

Desde que o Pok virou o monstrinho da cozinha e começou a arrastar cadeira pra ficar do meu lado me atormentando, eu tenho cozinhado enquanto ele dorme. O almoço é sempre resto do jantar da noite anterior, e o jantar eu preparo oque dá enquanto ele dorme ou tá distraido na varanda, tipo, adianto o arroz, os legumes que precisa cozinhar, se der adianto também a "mistura" (povão das antigas sabe que mistura é carne, frango ou oque mais tiver pra comer com o arroz e feijão haha).
Saladas e frutas eu costumo já guardar lavada na geladeira, pronto pra comer.

Hoje por exemplo, acordei as 9:00, tomei meu café da manhã, descasquei umas batatas pra fazer rosti hoje a noite e já coloquei pra cozinhar, enquanto cozinhava, pra distrair o Pok e o chamei pra me ajudar com outras coisas, de modo que ele saisse de perto do fogão (detesto criança perto de fogão).
Ai colocamos as roupas na maquina e assim que terminei ele já foi pegar o aspirador (ele sabe a rotina todinha hahaha), passamos aspirador na casa, eu escorri as batatas, ele comeu e enquanto ele foi ver desenho aproveitei pra tirar o pó e passar um pano, terminei bem a tempo de assistir com ele o desenho favorito.

12:30 o desenho acabou, desligamos à TV, dei à ele um suco, lemos uma estorinha ele foi pra cama e eu to aqui, de pernas pro ar, quando acordar vamos descer brincar no play. =)

Meu "expediente" de mãe acaba quando o namorido chega, entre 18:00 e 18:50, jantamos juntos e enquanto eu vou lavar louça (que é minima!) ele vai brincar com o pok, é ele também quem dá banho, troca e bota na cama, claro que eu to sempre por perto, que temos nosso momento de familia e tals, mas se eu tiver morta e resolver me fechar no quarto ou se tiver afim de ficar de papo com uma amiga, eu posso fazer numa boa, sem drama.

O fato do Pok ir dormir antes das nove nos dá também mais tempo como casal, porque ele dorme e nós podemos curtir nosso tempo sozinho, ver nossas séries, bater papo, tomar uma cervejinha, ficar de namorico, ver TV (opa, agora tem TV na casa eeeee laia!), isso ajuda a desestressar e ficar mais felizinha.

Já há alguns meses eu tenho envolvido Pok nas tarefas de casa, ele quer ajudar em tudo e exceto quando tem panela no fogo, ele é sempre bem vindo, se eu vou passar o aspirador, ele recolhe todos os brinquedos, me dá as roupas pra colocar na máquina (outro dia colocou uma fralda descartável sem eu ver e quando abri foi aquela surpresa, tinha gel pra todo lado, eu nem fiquei brava, acontece, o pobrezinho deve ter pensando que era parte da roupa suja!). Quando eu arrumo a cama, ele coloca os travesseiros na cabeceira, quando to limpando as portas dos armários dou à ele um paninho pra limpar também e por ai vai, ele curte e aprende, eu acho bem bacana, melhor doque ficar na frente da TV ou sozinho num canto. =)

Também temos envolvido ele na hora de fazer compra, mostro o alimento, digo que farei durante semana, na feira ele escolhe as frutas que quer comer, e pode parecer besteira, mas parece que ele tem comido bem mais frutas agora. =)

Eu sei que ninguém é igual à ninguém e cada familia tem um ritmo, (sei também que sou meio obsecada com organização e totalmente controladora), eu só quis escrever sobre o assunto porque vejo que muitas amigas reclamam que não tem tempo pra nada e muitas já me perguntaram como é que eu dou conta de tudo e tenho tempo sobrando, pois é, tá ai, eu administro o meu tempo e essa formulinha simples de planejar oque é possivel ser planejado tem me ajudado muito. =)

Beijocas e boa semana.

PS: Aqui também não rola faxina de final de semana, final de semana é sagrado, é pra ser curtido, por isso prefiro dar aquela caprichada na sexta-feira pra podermos os três aproveitar numa boa. =)



PS2: Lembrando que no velho continente creche (pra menor de 2 anos e meio), babá, empregada e até mesmo faxineira é luxo, luxo que aqui em casa não rola porque entre ter qualquer um desses ou ter umas fériazinhas bacanas, jantar fora, fazer uns passeios, eu fico com a opção número dois hahaha.

Nenhum comentário: