quarta-feira, 27 de junho de 2012

Blogagem Coletiva das Mães Internacionais - Parabéns pra Você



Não, não é aniversário do Mães Internacionais não, a blogagem é sobre como comemoramos os aniversários dos pequenos ao redor do mundo!

Depois de quase cinco anos de Holanda você pode pensar que eu já to expert no assunto, mas a verdade é que não, porque aniversário de criança aqui é pra criança e não pra adulto, assim sendo, eu só comecei a ficar mais o menos por dentro quando me tornei mãe e conheci outras mamães.


Entre os Holandeses a coisa é simples, pra familia e amigos mais próximos, não tem essa de convidar aquele novo colega de trabalho só porque convidou os outros do escritório, também não tem festas de arromba com buffet e tudo mais, bem comum entre muitas familias no Brasil. As crianças que frequentam creche ou já estão em idade escolar tem um bolinho na escola e alguma comemoração pequena em casa, eu acho bonitinho que tanto em casa como na escola o aniversáriante é como um rei, tem a cadeira toda decorada e um chapéuzinho (ou tiara no caso das meninas) diferente e todo decorado também.

Para as festas em casa o convite é enviado com uma certa antecedencia, (é esperado que o convidado confirme sua presença) ali tem a hora que começa e a hora que termina, algumas familias convidam apenas as crianças, outras convidam também os pais porém, não vá pensando em se acabar na mesa de docinhos e salgados, nanananinanão... o pouco que tem é pra criançada, pros pais em um cházinho, café e de vez em quando uma tacinha de vinho com canapés.

Para as crianças as "gostosuras" variam de acordo com o estilo de vida da familia, o bolo (pão de ló simples com cobertura de glace ou uma torta) sempre tem, oque variam são os snacks, os mais naturebas servem queijo cortadinho, tomatinho cereja, pepino e cenoura cortado em forma de palitinho, oferecem sucos e água, já os mais chegados numas porcarias, oferem salgadihnhos a lá "elma chips" e doces cheios de corantes e conservantes, pra beber tem suco de caixinha e água, refrigerante no caso das crianças mais velhas.
No verão é bem comum ver festinhas ao ar livre, picnics no jardins, parques ou na praia, eu acho lindo, o problema que o clima aqui na Holanda é instável demais e ai complica, dá até pra marcar de fazer fora mas é preciso ter um plano B pro caso do tempo mudar e ter que ir pra um lugar fechado.
Também é possível alugar salões de igrejas ou mesmo do municipio, caso queira um pouco mais espaço doque se tem em casa.

Os pais (e familiares ou amigos proximos) são encarregados de distrair a turminha, promover brincadeiras e animar a festa, claro que também tem opção de contratar mágicos, palhaços, alugar aqueles "pula-pula" e outras atraçoes já bem conhecidas de muitos nós brasileiros, inclusive eu já vi alguns na minha antiga vizinhança, mas não creio que seja a regra.

O parabéns e o corte do bolo pode ser a qualquer momento, ao contrário do Brasil que significa o fim da festa, aqui pode ser só o começo.

Pokbunny não teve festa de um ano, eu até planejei, cheguei a comprar umas coisinhas mas não rolou, estavamos na Hungria e por lá foi comemorado em familia, esse ano estaremos por lá novamente, mas dessa vez vaiter festinha por aqui, lá ele vai ter um bolinho pro parabéns e aqui teremos um mini festinha pros bons amigos.

Vai ser em casa mesmo, não tenho o miiiinimo talento pra artesanato e afins, então usarei os enfeites que comprei ano passado, vou comprar um bolo bacaninha, fazer uns docinhos (brigadeiro e beijinho) e salgados, penso em sanduiches de metro, patezinho, tomatinhos com mini mussarela e coisas desse tipo. Amo uma friturinha, mas não é nada prático quando você tem uma cozinha aberta e você mesma é a responsável por fritar, servir, atender as crianças, dar atenção pros convidados hahaha.

Tem quem ache que essas festas mais "tradicionais" holandesas uma pobreza sem fim, eu já penso que cada um faz como lhe agrada, EU na verdade prefiro os esqueminhas simplórios daqui doque os esquemões megalomaniacos que EU conheci no Brasil, mas acho que oque importa mesmo é o aniversariante estar feliz e poder aproveitar muito com seus amiguinhos.


Quer saber como são as festinhas nos outros países? Clica na imagem abaixo e confere! =)



Nenhum comentário: