terça-feira, 13 de março de 2012

Vivendo em Apartamento


Uma semana depois que mudamos aqui, numa sexta-feira à tarde a paz do meu lar foi interrompida pelos graves de uma música eletronica tosca, esse era o meu primeiro contato com o vizinho de baixo, um vizinho surdo e sem educação, fiquei puta mas sequer sabia de onde vinha a barulheira toda, não quis bancar a louca do condomio e sair batendo de porta em porta, imagina, uma semana morando aqui e já arrumando encrenca.

No sábado quando voltavamos pra casa encontramos um mocinho se matando pra carregar um monte de tranqueira pra dentro do elevador, fui solidária e disse "putz, sei bem oque está passando, há pouco tempo eramos nós fazendo isso!", ele riu, puxou assunto e PIMMMMMMBA, assim que nos falou o andar que tava mudando eu descobri quem era o inconveniente, num tom amigável eu disse "ahhh então é vc o barulhento!", ele sorriu, se desculpou e disse que não tinha se ligado que poderia estar incomodando, eu quase falei pra ele "ahhh claro, porque pensou que aqui todo mundo era surdo ou maloqueiro como vc, né fião!?"

Além da música alta rolaram altos barulhos de furadeira, serra elétrica e afins, tudo nos horários mais inconvenientes possíveis, relevamos, sempre pensando "po, ele acabou de mudar, de repente trabalha e a única hora que pode fazer isso é depois do trabalho!". As regras do condominio proibem mudança e barulho antes das 8 da matina e depois das 20:00 horas, ou seja, tem das 8 as 8 pra fazer oque quiser, depois desse horário é melhor respeitar ou rezar pra ter um vizinho surdo ou simplesmente super tolerante.

Se viver em sociedade requer muita educação, paciência e diplomacia, morar em apartamento requer o triplo, especialmente quando você tem em sua vizinhança gente que não sabe absolutamente nada sobre o assunto.
Eu morei boa parte da minha vida em apartamento, sempre tive muito cuidado com barulho e até mesmo com os calçados que uso dentro de casa e o modo de eu andar, nada de andar marchando, dando passinhos de elefante (que faz tremer o chão quando pisa), salto alto ou pior, chinelão arrastando. Nada também de arrastar cadeira, mesa ou qualquer outro móvel depois das 22:30, máquina de lavar daquelas que "pulam" que nem cabrito só antes das 21:30, criança brincando com bola, andando de velotrol (ainda existe isso?), puxando aquele caminhãozinho de madeira barulhento pra caramba, lá fora no páteo, se tiver frio e tiver que fazer dentro de casa, que o faça num horário menos atormentador, não é porque tenho filho que virei dona da verdade e acho lindo criança fazendo barulho, pelo contrário, agora que tenho filho sei ainda mais o quão irritante pode ser uma criança quando começa a encher o saco!

Festinhas, jantares, reuniãzinha com os amigos também requer cuidado, aqui tivemos a sutileza de convidar os vizinhos da esquerda, da direita e o toscão de baixo pro nosso jantar de inauguração do apto, dessa forma ficaram avisados que rolaria uma barulhinho e tals, mas que fariamos o máximo pra não incomodar, caso incomodassemos eles poderiam se sentir a vontade pra vir nos comunicar, não deu nada, a "festinha" (com musica bem baixinha, até porque pok tb dormia) e sem gritaria rolou até duas da manhã!

Eu na verdade não me importo com festas, com falação e de vez em quando uma música alta não me incomoda, oque me irrita é o povo achar que todo dia é dia e toda hora é hora, isso me irrita e muito, seja onde for, eu parto do principio de que não importa se a música é boa ou ruim, ninguém tem obrigação de ouvir a mesma música que o outro está ouvindo, e eu não sei dizer oque irrita mais, quando você ouve a musica nitidamente ou quando você fica só com os graves ou agudos, é irritante demais e muuuuuuita falta de educação, coisa de favelado mesmo hahaha.

Pok ontem a tarde não dormiu, o som tava tão alto que fazia o quarto dele tremer, o resultado é que ele ficou chato pra caramba e não deu sossego até a hora de ir pra cama, Karo e eu terminamos a noite esgotados!
Hoje a "sonzeira" rolou mais cedo, enrolei até agora de pouco pra colocar o Pok pra dormir já pensando que se o infeliz atrapalhar o sono dele de novo, eu vou bota-lo pra bater panela no chão as sete da matina, ahhh vou, porque é meio injusto a gente fazer de tudo pra dar sossego pro nego e ele simplesmente agir como se morasse no meio do mato ou sei lá, numa favela da vida, minha boa vontade tem limite!

E você, tem vizinho sem educação também, tem alguma dica de como devo proceder, bato na porta do nego ou espero encontra-lo novamente pra dizer, "fio, desliga a porra do som porque é um saco!"??? 
No comunicado do condominio diz que em caso do perturbação devemos contactar a administradora, mas sei lá, apesar de estar de saco cheio, acho que seria meio exagero fazer isso logo de cara, né, quem sabe conversando a gente se entende!
Meus vizinhos de cima e dos lados são tão silenciosos que as vezes eu penso que nem tem ninguém em casa.



Beijocas

Nenhum comentário: