sexta-feira, 9 de março de 2012

Um pouquinho de Brasil


Dia desses num dos forums que participo o assunto era, "morar ou não morar na Holanda!" e ai o grupo se dividiu entre aqueles que moram aqui e odeiam o Brasil e os que moram aqui amam o Brasil e odeiam a Holanda, eu fiquei na coluna do meio, porque olha, to bem cansada dessa ladainha toda e no fundo tenho pena de quem vive no 8 ou 80.

O fato de morar fora há seis anos estar super adaptada e e ser super feliz aqui não me fez esquecer minhas raízes, e aqui tem sim um pouquinho de Brasil (iaia), que fique claro que não virei uma daquelas patriotas ferrenhas que depois que saem do Brasil passam dia e noite glorificando a "pátria amada, idolatrada salve, salve" nos levando a pensar "se o Brasil é esse paraíso todo, tá fazendo ooooooque morando aqui??", não, eu sinto saudades, mas não fiquei cega ou imbecil, aponto tudo oque meu país tem de melhor mas não esqueci oque tem de ruim, nem fico sonhando em voltar ou rezando pra nunca ter que pisar lá novamente, eu vou vivendo, na verdade eu sempre digo que não existe paraíso e devemos ser felizes onde estamos, simples assim, e é isso que eu faço, mesmo longe eu trago comigo aquilo que eu valorizo, aquilo que temos de melhor e se um dia tiver que voltar, eu volto e farei de tudo pra ser feliz lá também!

Respeito o meio onde vivo, Pok vai pra escolinha em breve, vai aprender holandes, vai ter amiguinhos holandeses (como nós tb temos) e por ai vai, em casa falo português, canto, conto história, rezo o santo anjo e celebro datas importantes, ano passado o vesti de indio no dia 19 de abril e ele ficou um fofolindo, meu curumim branco, quero que ele creça sabendo de onde veio,o significado das datas que comemoramos, os porques de certas coisas, sabendo as tradiçoes e os costumes dessa terra distante chamada Brasil, de onde nós dois viemos.

Quando minha mãe estava aqui ela ria dizendo que as vezes esquecia que estava tão longe, afinal tinha feijão com arroz e bife de vez em quando, ouviamos a nossa rádio favorita, tomavamos café da manhã assistindo o Bom Dia Brasil, almoçavamos vendo um outro programa da manhã, agora a diferença de horário aumentou pra quatro horas (em breve estaremos cinco horas a frente) e eu ando almoçando assistindo Bom Dia São Paulo, tem dias que a saudade aumenta por conta disso, outros fica como está!

Algumas pessoas desaprovam tudo isso, outras dizem que não fazem a minima questão, pois vivem em outro pais e devem viver os costumes e tradiçoes de onde moram, eu ignoro todo mundo e sigo fazendo oque meu coração manda, e minha casa virou praticamente uma filial da ONU, temos uma brasileira, um hungaro, um brazungaro vivendo na Holanda hahaha, isso é claro quando não vem os amigos, e temos cenas do tipo, um grego, 4 hungaros, um belga, um italiano, dois ingleses, uma indiana, quatro holandeses... haha, nem que eu quisesse meu filho seria possivel viver dentro de uma única cultura, não tem como, somos influenciados de todos os lados.
Pok parece ja ter percebido que a vidinha dele é um pouco diferente e o Karo cada dia vai "abrasileirando" mais, fala umas coisinhas em portugues e adora as caipirinhas e as comidinhas, como já contei aqui, é um farofeiro de primeira e na época que a farofa estava escassa eu escondia o pacotinho pra que durasse mais tempo hahahha, agora tem aqui do lado no feirão e ele pode comer o quanto quiser, Pok também é farofeiro, mas a nova paixão é mesmo o pão na chapa, desde que fiz a primeira vez ele se apaixonou e agora não quer saber mais de torradinhas ou pão normal, tem que ser com manteiga na chapa hahahha é meu paulistano, aposto que quando estiver na casa da avó vai querer ir tomar café na padaria todo santo dia, exatamente como fazia o pai dele quando estava lá.

Um dia é feijão com arroz, no outro é goulash, no outro o velho e bom yaksoba e assim a vida segue, vivendo as diferenças de forma tranquila, sem crise de identidade ou coisa do tipo, sem se preocupar se o Pok vai ser mais brasileiro, mais hungaro ou simplesmente virar um holandesinho irritante, dessa forma vamos todos aproveitando oque vem de bom de todos os cantos e vivemos bem mais felizes doque se estivessemos nos forçando a viver uma realidade bem diferente da nossa só pra agradar quem tá por perto e fazer de conta que somos super integrados, somos integrados SIM, mas sem abrir mão doque gostamos e das nossas culturas e tradiçoes, agregamos valores, costumes, sem deixar os nossos de lado.

Olha ai que belezura! =)

Amigos de todos os cantos se acando na feijoada
Rum para os mojitos e Vodka pras caipirinhas
Feijuca com farofa e vinagrete
Pokbunny com farofa, aceita???
Kibe com trigo brazuca!
Misto quente, pão na chapa e pingado pra começar o dia.
Minha Nossa Senhora!
Karolão e o prato de peão, arroz, feijão e ovo frito!

Agora bora tocar a vida que hoje é sexta-feira, tem passeio, compras no mercado e jantarzinho com os amigos em Delft, tenham um excelente final de semana!

Beijoquinhas

Nenhum comentário: