quarta-feira, 7 de março de 2012

O Bairro de Imigrantes

Cidoca na entrada oposta da estação daqui de perto.

Já comentei aqui várias vezes que sai da vilinha "maravilha" onde a população era composta de uma maioria Holandesa classe A e B (eramos os gringos pobres!) pra vim morar na cidade grande num bairro de imigrantes.
Gente diferenciada aqui é mato, é praticamente a ZL de Den Haag e os amigos Holandeses e Brasileiros bobinhos (influenciados pelos Holandeses) torcem o nariz pra isso.

Oque mais tem na rua é muçulmano, fato, as moças do véu estão por todos os lados com suas crias (os homens eu geralmente vejo aos sábados, durante semana devem estar trabalhando enquanto a mulherada fica passeando).
Sempre que passo por uma ganho um olhar curioso seguido de um sorriso, a verdade é que se eu cobrir a cabeça não tem quem diga que eu não sou Turca, Marroquina ou coisa do genero, eu acho engraçado e por isso sempre sorrio quando elas me olham com cara de "cadê seu véu, menina?".
Fora os "manos" muçulmanos tem também latinos, asiáticos, africanos e afins, Holandes mesmo, daqueles loirinhos, engomadinhos eu só vejo pros lados da estação e do campus da ROC, os que eu vejo no mercado ou no feirão são mais aquele tipinho "white trash" hahaha.

Estou aqui há um mês, o caixa do supermercado já sabe o nome do meu filho, já tenho minhas barracas favoritas na feira e pela primeira vez na vida, tenho um salão de beleza com uma cabelereira pra ser fiel, a Semour, uma iraquiana querida que me atendeu há algumas semanas.
Me sinto em casa, como nunca me senti aqui na Holanda.

Anwyay, é do feirão e do salão que eu quero falar, eu me apaixonei, estou morrendo de amores por ambos, juro, o feirão é tipo um camelodromo, não é na rua, é num espaço fechado, as bancas são fixas e tem tudo oque você pode imaginar e muito mais.
Tudo muito barato também, sábado gastamos vinte euros e voltamos pra casa com as sacolas carregadas de frutas, legumes e verduras fresquinhas. Tinha também trigo pra kibe direto da barraca do Portuga, carne moida do Turco e muffins do Espanhol (pok viu os muffins de longe e berrou até conseguir um!).
Andar por lá é como andar numa torre de babel, ouviamos de tudo, inclusive tinha um bando de Hungaros esquisitões, Karo nem quis fazer amiguinhos. A feira funciona de segunda, quarta, sexta e sábado o dia todo.

Já o salão pertence à *ROC Mondriaan, que é uma universidade que também tem cursos de curta duração e cursos técnicos. É um salão escola, os alunos vão lá praticar quando estão no último ano e é show de bola, espaçoso, bem arrumado e tem todos os paparicos do mundo, cafézinho, biscoitinho, capuccino, água, chá, suco, mas o meeeelhor de tudo é a cadeira do lavatório que faz massagem, é uma coisa DIVINA, você lá lavando o cabelo e recebendo uma massagenzinha.... o delicia!

Pra lavar, cortar e secar custa apenas 8.75 euros, gente, aqui o salão mais vagabundo onde a nega era uma grossa, tosou minha franja e me deixou parecendo o juruna custava 18 euros só pra cortar e nada mais. Não é atoa que estou tão feliz e agradecida por ter encontrado esse salão, ah sim, Pok tb cortou lá e elas se apaixonaram por ele e ele por elas! =)
A única coisa chata é que funciona apenas de terça à sexta das 10:00 as 16:00, fora isso, tá tudo certo! 

Infelizmente não tenho fotos pra ilustrar, ficarei devendo, mas pra quem ficou curioso, segue abaixo os links dos lugares que falei, tá em Holandes, mas pede a ajuda do tio Google que ele traduz a pagina procês! =)

- Haagse Markt - http://dehaagsemarkt.nl/

Descobri que nesse mesmo complexo existe café, restaurante, lojinhas de artesanatos, centro de estética e em todos esses lugares os preços são bem camaradinhas porque são centros de treinamentos para os alunos, adorei a idéia, em breve irei conferir e depois eu conto pra vocês!

Beijocas


*eu não entendo muito bem o sistema de ensino daqui, pra mim é universidade, mas daqui a pouco aparece alguém explicando certinho oque é hahaha

Nenhum comentário: