quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vida social, pais também podem ter!

Ontem foi dia de rever os amigos e ter um bom jantar num restaurante japonês que o Karo adora, esperamos ansiosos por esse jantar, primeiro porque não é toda hora que vamos a esse restaurante, segundo porque todos os nossos amigos estariam lá, coisa rara, já que nem sempre o povo tem tempo pra se juntar assim.

Pela manhã ficamos sem eletrecidade, eu tricotei muito e fiz o máximo que pude pra manter o pok acordado, assim ele dormiria o dobro a tarde e a noite estaria numa boa, parte do meu plano deu certo, ele dormiu hooooras a tarde, a parte que deu errado foi que ele acordou num mal humor surreal, aos berros, puto da vida, ficou mais puto ainda quando fomos troca-lo pra sair, nessa hora meu coração gelou e eu fiz drama me sentindo injustiçada porque tava vendo que acabaria ficando em casa por conta do mocinho escandaloso, Károly como sempre manteve a calma e disse que iriamos colocar a roupa nele e iriamos pra Delft se chegassemos lá e ele ficasse chato, voltariamos pra casa, simples assim.

Pok entrou no carro e se transformou numa outra pessoa, tava quietinho, todo numa boa, no restaurante não mudou, tava alegre, sorridente e com isso todo mundo saiu ganhando, respirei aliviada, tava morrendod e medo que ele fizesse uma das suas cenas de horror hahaha, comemos, bebemos, rimos, botamos o papo em dia e tudo com ele ali, do nosso lado, quando o cansaço bateu ele reclamou, nos despedimos e fomos embora.


Esse é mais um post pra mostrar que não, a vida não acaba com a maternidade, ela na verdade recomeça de outra forma, e se a gente não quiser elouquecer trancada em casa é bom ter jogo de cintura, um jantar, uma festinha na casa dos amigos, coisinha light cabe muito bem na vida dos pequenos, não é porque tem filho que vc vai ficar trancada pra sempre em casa ou indo apenas no parquinho, playdates e em festinhas de criança né!
No inicio é mais complicado, mas com o passar do tempo a gente pega jeito e gosto, e ai bora passear a familia toda, é preciso sim respeitar nossos filhos e seus horários, certos lugares realmente não são para crianças, tendo isso em mente a coisa rola melhor e acredite, dá muito bem pra que o passeio seja bom pra todo mundo.


Desde que viemos pra Holanda levamos o nosso pequeno pra todos os cantos, não temos familia por perto e eu ainda não me sinto a vontade em contratar uma babysitter, claro que antes de aceitar um convite sempre perguntamos se ele é bem vindo, antes de ter filho eu nunca tive saco com criança no meio de adultos, aliás, até hoje não tenho, bebê é uma coisa, criança que anda, fala e quer se meter em conversa de adulto e onde não foi chamado, é outra, daqui alguns meses quando Pok tiver maiorzinho ele também vai ficar em casa, mas isso é assunto pra outro post, no nosso caso amigos que já estão totalmente acostumados avisam logo que o Pok é bem vindo e facilitam a nossa vida o quanto podem, sempre procuram marcar em lugares onde podemos leva-lo e em bons horários, quem tem filho sabe o quanto isso ajuda. 

Ontem não foi diferente, nos esperavam de braços abertos, sorriram felizes quando nos viram chegando e durante o jantar todo mundo brincou e deu atenção pro nosso menino que sentou "todo, todo" na cabeceira da mesa de frente pra todo mundo como se fosse o dono da festa, mas a prova que nem todo mundo está acostumado e acha bom ter criança por perto, foi a cara do povo no restaurante, assim que chegamos o povo simplesmente parou pra nos olhar, uns sorriam e mexiam com o pok, outro fecharam a cara como quem diz "nossa, como pode uma criança na rua essas horas!", é meus caros amigos, aqui na Holanda (e também em muitos outros paises da Europa) é coisa rara uma criança acordada e na rua depois das 19:30, restaurante então, os que eu vi até hoje eram filhos de estrangeiros porque os holandezinhos já estão todos dormindo, mas a gente não se deixou abalar e como já contei, foi um bom jantar pra todo mundo, inclusive pro Pok, que no final tirou um sorriso até dos carrancudos que olharam feio pra ele.


Eu sou do tipo que respeita o espaço alheio, mas nem todo mundo é assim e eu já vi muitos pais sem noção que ignoram as regras básicas do convivio em sociedade quando permitem seus filhos fazerem a maior zona do mundo fora de casa, não se importando se estão na casa de amigos, restaurante ou hotel, é por isso que eu não critico os amigos, hotéis e nem restaurantes que preferem ter cachorro do que criança por perto, eu nos meus dias de solteira não queria nem um e nem outro, e não é porque tenho filho que eu acho que a coisa tem que mudar, até porque, quando meu filho não tá por perto, eu ainda passo longe de criança e a última coisa que eu iria querer numa noite ou num dia que resolvi sair sem o filhote é sentar na mesa de um restaurante em paz com meu namorido e ter que aguentar as manhas, as birras e as farras mal educadas do filho do outros.

Fotinhos de ontem...

"Ok to bem acomodado,agora pode trazer a comida!"
"Eu sou um zumbi e vou te pegar grrrr..."
Fim de expediente, a mãe toda descabelada, o menino no cólo atacando temaki...
Ursinho, as botas na mesa, chegou a hora de ir embora!
De volta em casa, Pok recitando um poema de sua autoria

Pra fechar, minha dica é, saia de casa sempre que possível, quanto mais cedo começar melhor, assim a criança se acostuma e tals, mas nunca esqueça que primeiro seu filho precisa estar satisfeito com o ambiente, segundo, precisa que seja num horário legal e terceiro aquele espaço não é só seu e da sua familia, é também dos outros, no primeiro sinal de escandalo ou coisa do tipo, pegue seu banquinho e saia de mansinho, pegue sua criONcinha e tome seu rumo, fazendo isso você estará respeitando seu filho e o ensinando a ter respeito pelo próximo. =)
Ah sim, eu sei que tem gente chata, que se incomoda com pouco, mas convenhamos, restaurante não é parquinho, quarto de hotel e casa de amigos não é a casa da mãe joana, respeitemos para ser respeitados, é assim que eu penso e é assim que eu faço!

Beijoquinhas

Nenhum comentário: