domingo, 16 de outubro de 2011

Eu Recomendo - Artigos para a hora da papinha!

E não é que o sol deu as caras e os dias ficaram lindos? Pois é minha gente, estamos tendo um belo final de semana, friozinho, e o céu azulão contrasta com as folhas coloridas as arvores fica tudo lindo!
Se não fosse o super mal humor do senhor POK ontem, teriamos tido fotos lindas em Delft. É, a vida tem dessas coisas, conto amanhã sobre o fds e das mudanças que fiz aqui em casa num ato desesperado de tornar a casa mais espaçosa e segura pro meu pequeno terrorista.

Vamos ao que interessa...

Eu Recomendo - Artigos para a hora da papinha.

Aqui em casa iniciamos com as papinhas aos quatro meses, estava ansiosa pra ver oque ia sair, Pok sempre nos olhava curioso quando comiamos e já tava naquela fase de ficar "mastigando" quando nos via com algo na boca.

Seguindo a dica das tias, nesse primeiro momento eu não investi em nada além de babadores, de preferencia aqueles que são impermeaveis e uma colherzinha de silicone, azul clarinha bem discreta. Na hora de alimenta-lo o colocava ou na cadeirinha (bouncer) ou no bebê conforto, ambos ficavam travados pra não ficar balançando enquanto ele comia, claro!


Papinha no maxi cosi
No colo eu nunca achei uma boa, era desconfortável pra nós e pra ele.

Todo torto, tadinho!
Pelo oque me foi dito, sentar e comer já é uma grande novidade pra criança e quanto mais novidades tiver, mais complicado a coisa fica, por isso pratinhos, potinhos, colherzinhas super coloridas podem acabar atraindo mais atenção que a comida. O bebê vai ficar mais interessado em agarrar aquela coisa colorida doque abrir a boquinha pra comer, os potinhos coloridos são bem vindos pra guardar a comidinha na geladeira, no freezer.

Já as colheres de metal (inox, prata, ouro e afins) apesar de super tradicionais (minha avó usou, minha mãe, eu, você também deve ter usado!), podem machucar a gengiva e até mesmo causar reação alérgica (é, hoje em dia tudo causa cancer ou alergia, você sabe!). Se temos tantas opções mais seguras, porque abusar não é mesmo, ninguém vai ficar mais pobre ou menos rico por conta de uma colherzinha.

Meu ladrão de colher!
Aos cinco meses e meio quando ele já estava sentando bem firme fui atás de um cadeirão, pesquisei, pesquisei e comprei oque eu apelidei de "Cadeirão de Pano" (chair harness), é essa coisa colorida  segurando ele na cadeira ai na foto abaixo.

Minha casa é super pequena, um cadeirão tradicional ocuparia um espaço que eu não tenho, já as cadeirinhas mais simples (Ikea da vida) eu fiquei com medo. Pok sempre foi terrivel, e as cadeirinhas que eu vi não me pareciam seguras o suficiente pra ele, então ficamos com o "cadeirão de pano". Fácil de ajustar e ele curtiu, mas ainda assim ora ele comia na cadeirinha, ora comia no cadeirão e tinha dia que ele queria comer sentado dentro do balde (tummy tub), por mim tava tudo certo, o importante era que ele parasse quieto e comesse bem.

Outra vantagem do "cadeirão de pano" é poder levar pra todos os cantos, restaurantes geralmente tem cadeirinhas, mas casa da vó, casa dos amigos, nem sempre rola, né?!


Feliz no Cadeirão de Pano
Redinha pra fruta, ou também conhecido como baby feeder, tem gente que acha nojento, mas aqui em casa deu super certo. É uma redinha onde podemos colocar frutas ou legumes pro bebê ficar chupando, mordendo, na época dos dentes chegando e gengiva coçando pok se deliciava com melão geladinho, eu recomendo!
(Vc pode comprar uma base, essa parte de plastico e várias redinhas pra poder trocar com uma certa frequencia e manter bem higienizada!)


O tempo passou, a cadeirinha  (bouncer) e o balde sairam de cena, ficamos só no cadeirão mesmo e durante meses foi assim, nós três sentados a mesa.
Quando ele começou andar as coisas mudaram um pouco e hoje depende muito do humor dele, tem dias que ele come conosco na mesa, tem dias que ele quer sentar no cólo e ja aconteceu de ele querer ficar correndo de um lado pro outro, "um bocado, uma voltinha, um bocado, uma voltinha", sim, eu sei que esse não é o ideal, mas acontece. Porém me recuso correr atrás de criança com um prato de comida, então, ele pode até correr pra lá e prá cá, mas o prato não sai da mesa.

Como vocês bem sabem, eu sou super controlfreak é fato, detesto sujeira e bagunça, por conta disso Pok aos catorze meses ainda é alimentado por mim ou pelo pai dele. Fruta, pão, legumes e qualquer outra coisa que possa comer com as mãos ele come sozinho há muito tempo, picamos em um potinho damos pra ele e ele come, as vezes espalha pra todo lado e tals, mas até ai, faz parte, entretanto comida, yogurte, cereal, somos nós quem damos.

Comendo torradinhas no cercado.
Já fui bastante criticada, mas confesso que nem dou bola, acredito que cada um faz oque acha melhor pra sí, em vários outros aspectos Pok é extremamente independente e por conta disso tenho todo o tempo e boa vontade do mundo pra sentar na mesa e dar comida na boquinha dele. Não aumenta meu trabalho e nem diminui a capacidade do meu filho, aos poucos chegaremos lá.
No aniversário dele compramos um jogo de pratinho, colher, garfo, babador durão (aquele que a comida cai dentro) e copinho, ele já usa o pratinho, o garfo e o copo, odiou o babador, as vezes coloco frutas picadas no pratinho e ele fica tentando fincar o garfo, acredito que já é um bom começo!



Muito bem, agora pra facilitar, uma listinha doque EU RECOMENDO:

 4 a 6 meses

  • Colherzinha de silicone ou plastico, quanto mais simples melhor.
  • Babadores impermeáveis, por mais cuidadosa que você seja, sempre rola uma sujeirinha.
  • Cadeirinha ou Bebê conforto para sentar o bebê na hora da papinha.
  • Redinha de Fruta
  • O kit abaixo é minha super dica, tem vários tamanhos de colherzinhas, potes, copinho e até lencinhos pra limpar a lambança.


6 meses a 12 meses

  • Colherzinha de silicone ou plástico um pouco maior doque a anterior (geralmente na embalagem do produto  tem a idade indicada).
  • Cadeirão - Se você tem espaço eu recomendo uma boa cadeira de madeira com ajuste, senão o cadeirão de pano pode ser uma boa alternativa alternativa.
Essa é minha queridinha, em breve vamos comprar uma.

12 meses em diante

  • Colherzinha já pode ser de metal e no tamanho de uma colher de sobremesa
  • Babador, é possivel encontrar uns babadores que parecem uma capinha de chuva, esses são ideais para as mamães que querem deixar o bebê comer sozinho.
  • Prato, talheres e copinho, essa é a idade que eu acredito ser a ideal pra criança ter seus utensilhos, meu filho agora entende perfeitamente qual é o copo dele, qual seu prato, acho isso bem legal.
Eu entendo que o mercado atual oferece todo e qualquer tipo de utensilhos que uma mãe pode imaginar para o seu bebê, aliás, pra esse capitalismo selvagem as mães são sem dúvida as presas mais fáceis. As lojas não vendem produtos, vendem o sonho de uma vida perfeita, "com esse cadeirão anatomico seu filho vai comer super bem", "Essa cor e modelo de prato estimulam o bebê a comer" e por ai vai, é nesse papo que as mães se enforcam no cartão de crédito e entulham suas casas com coisas que muitas vezes acabam nem sendo usada.

Eu prezo sim pelo conforto e bem estar do meu filho, mas cresci numa familia enorme e aprendi que isso nem sempre está relacionado com produtos de marca famosa que custam uma cacetada.
Muito mais que cadeirão e pratinhos modernos, uma criança quando começa essa nova fase precisa de muita, muita atenção e carinho, vai ser a conversa, o sorriso, o estimulo dos pais que vão trazer a confiança que o bebê precisa pra dar esse novo passo, e nós pais precisamos é ter paciência, porque só o cadeirão hightech não vai dar conta do serviço não!

Espero que tenham gostado, dúvidas e dicas são sempre bem vindas, vocês sabem!

Beijocas e bom domingo.

PS: AMAZON é meu paraíso, se você tá no Brasil tem muitas coisas que sai mais barato comprar online mesmo com conversão de moeda, taxas e impostos, o cadeirão de pano é um bom exemplo disso, esse mesmo que eu tenho eu achei por 140 REAIS em um site, online custa 22 doláres. =)
Pesquisar é a melhor saída nessas horas!

Nenhum comentário: