domingo, 11 de setembro de 2011

Nós na Grécia - Parte IV

Ontem, sabadão foi dia de Rei Roberto na Tv, ir comer peixinho na feira em Delft, rever os amigos e depois ir as compras. Estava tão quente e abafado que eu dormi super mal a noite e durante o dia eu parecia uma zumbi,  minha pressão foi lá embaixo e eu só queria dormir. Só pra vocês terem uma idéia enquanto o namorido foi a feira eu e pokbunny ficamos dormindo no carro, na volta pra casa pokbunny acordou mas eu não, estava MORTA.
Namorido mais uma vez foi brother, pegou o rebento e foi passear, eles passaram umas duas horas fora e eu dormi tranquilamente, acordei renovada, aquilo era tudo que eu precisava!
Pok ontem estava impossível, não queria dormir, foi hardcore, pra piorar bem na hora da soneca dele os bichinhos que ele usa pra dormir estava girando de um lado pro outro na máquina de lavar, me ODIEI por isso, meu filho chorando, caindo de sono e não dormia por causa dos malditos bichinhos encardidos, fedidos que eu tinha resolvido lavar.
Esse drama durou uma hora, tirei da máquina quase seco e não quis nem saber, levei direto pra ele, ele dormiu das oito da noite até quase oito da manhã de hoje, coisa rara, desde que voltamos da Grécia ele não vai pra cama antes das 21:30 e dorme umas três vezes por dia, quem sabe à partir de segunda ele volta a programação normal.

Muito bem, falando em programação normal, deixe a macarronada com o frango pra depois e vem comigo, tem mais sobre nossos dias em Atenas!

Fim de tarde e noite em Atenas

Depois de passar a manhã inteira fritando em Acrópolis seguimos pro nosso hotel, lá rolou um bom banho de banheira e horas de sono pra todo mundo, às quatro e meia saimos pra encontrar nosso amigo Dimitrios, que é grego, mora aqui na Holanda mas estava por lá de férias visitando a família, fomos pra Monastiraki, mais um dos pontos turísticos de Atenas, logo de cara fiquei encantada, uma mistura de moderno e antigo, raridades arquetetonicas preservadas, restaurantes gregos e vielinhas cheias de loja com todo o tipo de quinquilharia possível e olhando por tudo isso está  Acrópolis no topo da montanha.

Dimitrios pra variar chegou atrasadinho, corremos pro primeiro restaurante que achamos, estavamos verdes de fome, em uma das vielas ao redora da praça só tem restaurantes, a turistada faz a festa e lota as mesas do lado de fora, os garçons fazem de tudo pra convencer a galera sentar pra petiscar ou fazer uma boa refeição, todos tem praticamente o mesmo cardápio e o mesmo preço hahaha.

Comemos, bebemos, um amigo do Dimitrios chegou e lá fomos nós passear, monumento aqui, ruína alí, uma hora depois estavamos sentados em um boteco bem local, escondidinho, daqueles que turista só chega se tiver um bom guia, de barriga cheia só nos restou mesmo beber, beber Ouzo com muito gelo pra refrescar.

Pokbunny nos deu uma canseira, ficamos revezando quem ia correr atrás dele, o bar ficava numa ladeirinha, então realmente foi cansativo, quarenta minutos depois ele dormiu e nós aproveitamos, papo vai, papo vem, já passava das dez da noite quando resolvemos voltar pra praça e tomar o rumo do hotel, nesse meio tempo pok acordou, foi pro chão e correu, brincou, fez charminho, na praça enquanto esperavamos um outro amigo do Dimitrios, pok fez amigos, um grupo de meninas canadenses que esperavam o onibus, ele brincava e a gente tomava uma cervejinha e continuava o papo, as meninas foram embora, pok tomou chá, comeu bolachinha e com uma vista privilegiada das ruínas de Acrópolis dormiu de novo no carrinho, nós aproveitamos a deixa e ficamos por lá até uma hora da manhã, conversando e aproveitando tudo oque podiamos daquela noite deliciosa, as ruas lotadas e lojas abertas até altas horas.

Károly insiste em dizer que o motorista do táxi deve ter pensado horrores de nós dois, tão tarde e a gente com uma criança na rua, mas a verdade que assim que chegamos na recepção uma outra familia também com pequeninos chegou logo em seguida, provando que não eramos os únicos que estavam querendo aproveitar ao máximo.

Se o Pok não tivesse dormido eu teria ido embora as nove da noite, como sempre fizemos, mas ele brincou, se divertiu, comeu e dormiu, mostrando que estava bem confortável com tudo, no Hotel ele foi pra banheira comigo bricou mais um pouco, tomou seu mamazinho e pra nossa alegria foi até quase dez da manhã do dia seguinte!

Meus meninos e a biblioteca de Hadrian (esquerda) na rua Areos.
Ao fundo (esquerda) a Mesquita de Tsisdarakis e um pedacinho da estaçao de trem (direita)
Igreja Pantanassa Panagia (Nossa Senhora)
Hora do rango, o famoso Kebab, fritas e a saladona com queijo feta.
Ouzo no boteco grego!
Acrópolis
O Portão de Athena Archegentis
Pokbunny querando dar uma voltinha da motoca do Tio Dimitrios
Tomando umas na pracinha hahaha

O Último Dia em Atenas


Na quinta-feira acordamos mais tarde que o comum, corremos pro nosso super café da manhã e seguimos pro nosso último passeio por Atenas City, e a primeira parada foi a área onde fica o Arco de Hadrian e o Templo de Zeus, rolou uma perdidinha básica mas no final deu tudo certo, foto pra lá, foto pra cá, o tempo era curto e a vontade de conhecer outros lugares era grande.

Caminhamos por uma avenidona até o Parlamento que fica no bairro de Syntagma, lá também estão vários hotéis lindissimos, fica a dica pra você amiga rycah e phynah, como já estavamos alí resolvemos caminha até os arredores de Monastiraki pra visitar um outro sitio arquiólogico, a Ágora de Atenas, que não tivemos tempo de ir na quarta.

No sitio onde fica a Ágora, ou o Forum de Atenas como também é conhecido, é extremamente rico e oque não falta é monumento pra ser visto, pra onde você olha tem uma escavação ou um pedra com uma plaquinha, é incrível mas infelizmente não tivemos tanto tempo assim, já passava da uma da tarde, o sol tava pegando, pok impaciente e eu derretendo, aproveitamos o quanto pudemos e corremos de volta pro hotel, era hora de relaxar e arrumar as malas.

Descansados e com as malas prontas fomos encontrar o Dimitrios pra mais um passeio, dessa vez pela cota de Atenas, em Glyfada, visitamos um lago lindo que apareceu depois de um terromoto há milenios atrás e depois fomos pro burburinho da cidade encontrar um restaurante pra comer, alí baixou o encosto do azedinho em mim e eu fiquei meio puta da vida, o lugar não tinha nada a ver conosco, era praticamente a Oscar Freire, cheio de lojas finissimas (mais uma dica pra você amiga Rycah!) e restaurantes mais finos ainda, era isso ou fastfood, mesmo verde de fome resolvi que deveriamos voltar a Atenas e ir pro grego da esquina mesmo, era essa a vibe da nossa trip, não era nem questão de grana, porque até tinhamos pra comer num daqueles restaurantes de Glyfada, mas hey, comida francesa, italiana e afins, a gente come aqui na Holanda mesmo, bifão com fritas eu como em casa, queriamos era comida grega de restaurantezinho daz esquina, do tiozão grego que mal falava inglês!

A volta pra Atenas levou uma hora, nosso amigo é mais perdido que cego em tiroteio, pra fechar a noite ainda no deixou na estação errada do metrô, a fome era tanta que eu não tava vendo mais nada, só queria sumir e foi isso que fizemos, agradecemos pela boa vontade do amigo, pegamos o metrô e voltamos pra nossa área, lá paramos no primeiro grego que achamos e fomos FELIZES com uma comidinha DELICIOSA.

Ah sim, na volta pra casa ficamos sabendo que o metrô entraria em greve no dia seguinte e que nossa ida pra rodoviária teria que ser repensada, na sexta-feira as onze da matina pegamos um táxi e doze minutinhos depois já estavamos na rodoviária e logo em seguida já estavamos dentro do busão rumo a Chalkida, tudo foi bem mais simples e mais fácil doque eu esperava, confesso que tava meio com medo do caos que poderia estar a cidade sem metrô naquela sexta-feira.


O Portão de Hadrian
Templo de Zeus
Pausa pra refrescar
Parlamento Grego 
Monastério perto de Monastiraki 
Parte da Ágora de Atenas, a Stoa de Átalo
No museu da Stoa de Átalo
Pokbunny apreciando a arte grega!
Ruinas, Escavações e ao fundo Stoa de Átalo
Templo de Hephaistos (Theseion) o mais bem conservado de Atenas
Escavações na estação de Monastiraki

O lago em Glyfada
Fim de noite no restaurante Grego.
Hora da soneca no busão pra Chalkida


Termina aqui nossa temporada em Atenas, foram 3 dias maravilhosos, apesar de muito calor e de quase morrer de fome por conta do grego perdido, foi tudo de bom e eu super recomendo.
Também super recomendo esse site aqui pra quem quer viajar um pouco mais, quer conhecer a história dos monumentos e lugares aqui citados, excelente também pra quem quer informações mais precisas não só de Atenas como seus arredores.

Volto durante a semana, com nossa estada em Chalkida e o casamento grego! =)

Beijocas e bom domingo.

Nenhum comentário: