sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nós na Grécia - Parte III

O segundo dia em Atenas, Quarta-Feira começou bem cedo, a programação era Acrópolis e um jantar com nosso amigo Dimitrios, que é Grego mas mora aqui na Holanda e tava de férias na casa dos pais em Atenas.
Acordamos por volta as sete e meia, e decemos pro café, aliás, café excelente, cheio de gostosuras, "barriga cheia pé na areia", como diria uma amiga minha.

Tudo foi muito tranquilo até a hora de comprar os tickets, fomos avisados que não poderiamos usar aquela entrada (entrada sul, de frente pro museu, o acesso mais fácil na minha humilde opnião), que deveriamos seguir pro portão principal onde deveriamos deixar o carrinho do bêbê.
Ai meu animo já começou a mudar e o sol cada vez mais quente, a primeira foto desse dia foi da minha cara de  morrendo a caminho da entrada principal que eu bem sabia estava muitas escadas lá prá cima. Nove da matina e já tinha zilhões de onibus encostando, metade dos turistas eram americanos e a outra metade italianos, todos munidos de cameras, filmadoras, garrafas d'agua e fones pra ouvir o guia.

Na subida encontrei uma mãe descendo triste com um carrinho de gemêos, ela era italiana e estava com o marido, não resisti e perguntei porque estava voltando, vi quando ela comprou o ticket um pouco antes de nós, não teria dado tempo de subir e descer. Ela me disse que tinha gente demais, não iam conseguir subir com as crianças nos braços, nessa hora me bateu aquele desanimo.

Mas károly, o ser mais otimista desse MUNDO, disse sorrindo que deviamos seguir em frente, que tudo iria dar certo!

Chegamos na entrada e tava um CAOS, meu Deus, era gente pra todo lado, Károly foi se embrenhando com o pok no carrinho e eu quase chorando de desespero, eu tenho PAVOR de multidão, pavor mesmo, me falta o ar, minhas pernas ficam bambas, é um inferno.
(Obrigada Israel por me deixar traumatizada achando que onde tem multidão, tem perigo de dar merda!)

Ficamos ali uns dez minutos e quando abriram o portão Károly pegou o pok no cólo e seguimos no meio do empurra, empurra. Uma véia lazarenta, atrás de mim ficava falando "vocês não podem entrar com o carrinho, tem que deixar lá do outro lado!", eu virei e falei "vou entrar e ponto, me falaram que era pra deixar no portão principal, esse é o portão, não enche meu saco!". Ela não gostou e continuou resmungando, como era americana eu tava entendo tudo.

Entramos e o guardinha veio falar do carrinho, eu não tinha a minima intenção de subir com o carrinho porque já estava claro que era missão impossível, mas também não iria voltar pra colocar em um "guarda-volume" do lado de fora não sei onde.
Quando me avisaram na outra portaria não em disseram que tinha um guarda-volume, disseram apenas pra eu entrar pela entrada principal porque tinha que deixar o carrinho lá, eu só apontei pra MULTIDÃO no portão e disse, "pra lá eu não volto!", o moço não sei se teve pena ou medo de mim, me mandou colocar o carrinho do lado da guarita e seguir em frente.

Desmonta carrinho, pega as tralhas, dá chá pro pokbunny e vamos em frente. Pelo oque eu entendi a cada 40 minutos, uma hora, um novo grupo entra, é o tempo que o grupo anterior ou a maioria tá descendo de volta já. Com isso o caos fica apenas na entrada e não dentro do sitio arquiológico.
Eu tava tão puta da vida com a multidão e o calor (combinação terrivel) que nem foto queria tirar, pok se divertia com o pai e com quem mais lhe desse atenção, também tinham aqueles que nos olhavam de rabo de olho como se fossemos dois irresponsáveis por estar ali com um bebezinho.

Mais uma fila, a fila rumo a verdadeira entrada de Acrópolis, escadas e mais escadas, passarelas em mármore, tudo muito lindo, mas liso e perigosinho, ali vacilou é chão na certa. Pokbunny tava de cavalinho no pai olhando tudo de cima e rindo pra Deus e o mundo, nessas horas já tava todo vermelho de calor, tava quente meu povo, tava quente DEMAIS!

Acho que a subida durou bem uma meia hora e quando finalmente avistamos o Parthenon tudo melhorou, que coisa linda meu DEUS. Pok foi pro chão e descalço (meu filho é uma versão loira do mogli, odeia sapato e se pudesse andaria pelado tb!). Apesar de todo o calor que fazia o chão estava frio, óbvio que eu testei antes de colocar o menino, o chão é de mármore e mármore não esquenta, nem todo mundo sabia disso e toda hora eu respondia "não, não o chão não está quente!", fiz isso em inglês, português, espanhol, italiano e até em francês, não que eu fale fluente italiano e francês, mas nessa viagem deu pro gasto.

Ficamos lá em cima pelo menos uma hora e eu amei, apesar de ter praguejado e reclamado muito, quando me vi lá em cima esqueci do mundo e só conseguia pensar que estava realizando um sonho da forma mais linda possível, ao lado daqueles que eu amo e isso é a melhor coisa do mundo!

Pokbunny teve o privilégio de correr e brincar muito pelo chão de mármore de Acrópolis, aos treze meses de vida ele esteve nesse local que é pra mim um dos mais lindos e mais importantes do mundo, o berço da civilização ocidental. Meu filho estava ali, brincando diante de obras milenares, nem quando sonhava alto nas aulas de história da civilização, eu sonhava que minha visita à Acrópolis seria assim, me senti mais que abençoada, me senti a pessoa mais feliz do mundo.

Agora segura que lá vem fotos, depois aiiiinda tem mais texto, sim, sim to empolgadinha! hahah


Cara de Cú  - MORRENDO de calor logo no inicio.
A porta dos Desesperados ou O portão de entrada pro Sitio Arquiológico.
Pausa pro chá e galera loca já formava uma fila enorme pra subir pra Acrópolis.
Pok um nível acima da galera!
Detalhe pra cara da italiana ao lado dizendo "poverino"!
Parecia pergrinação pra ver a "santa que chora"
Tava dificil, mas tá aí uma pessoa que não desiste nunca, ele pega a cria no colo e segue em frente.
Quase lá - Propileus - o Portal de Entrada de Acrópolis
 Esse entulho todo tem história que não acaba mais!
"Sem moleza escravo, vamos, vamos..."
"Isso, ai, sombra e água fresca!"
Os meus amores e o Parthenon
Um dos dias mais feliz da minha vida!
"AHHHH eu sou um Deus grego furiooooso!"
"Opa, deixa eu provar essa pedrinha milenar aqui!"
Indo embora..
Detalhe pra os pézinhos com POEIRA de MÁRMORE MILENAR hahaha.
Um sorvetinho pra refrescar! 
Comentários Extras

Depois desse passeio até tentamos visitar mais algumas coisas, mas já passava de meio dia e pokbunny já tava meio puto cansadinho, então rolou esse sorvetinho ai e seguimos pro hotel, na hora do sorvetinho uma véia (quando é chata eu chamo de véia, quando é boazinha eu chamo de senhorinha haha) grega saiu de dentro da loja dela pra nos xingar por estar dando sorvete pro menino. Eu mesmo sem falar grego pude entender perfeitamente que ela queria fizer que o menino ia ter dor de garganta, ela apontava o menino, o sorvete e a garganta e fazia cara de dor hahahha, foi engraçado, aqui na Holanda isso jamais aconteceria, nego ai tá pouco se lixando pro mundo.

Pok adora quando brincamos de espirrar água na boca dele, todas as vezes que tava rolando estresse essa era a melhor maneira de deixar tudo numa boa, o calor tava foda, mesmo que molhasse a cara, o cabelo e até a camiseta, não tinha problema nenhum, então um pit-stop desses era sempre bem vindo pra recuperar o folego e o bom humor.

Não estou contando muita da história grega em sí, colocando datas e fotos de monumentos porque acredito que ninguém está aqui buscando isso, essas informações o tio google tem de sobra, inclusive melhores e mais completas. Meus posts já estão enormes, se fosse colocar mais isso ficaria beeeem mais cansativo.

Lembrando que comentários, criticas, dúvidas, são sempre bem vindos! =)

Beijocas e um ótimo final de semana.

Nenhum comentário: