quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nós na Grécia - Parte II

Atenas - Primeiro dia

Chegamos em Atenas na Terça-Feira por volta da hora do almoço, depois de desfazer as malas, se refrescar um pouco decidimos ir almoçar, estavamos muito cansados e o Károly afirmava que podia dormir de barriga vazia mesmo, mas eu e o Pok não, então lá fomos nós achar um restaurante antes que eu socasse alguém, eu com fome ou com sono sou um perigo, com os dois a coisa foge total do controle hahaha.

Cinco minutos depois já estavamos sentadinhos em um restaurante fazendo nossos pedidos, só depois de pedir nos demos conta que aquele não era bem um restaurante grego, era na real um restaurante Bulgaro, mas tava valendo.

O menú foi pães quentinhos com azeite e oregano, uma bela salada, batata frita e o prato principal carne de porco e filé de frango cobertos por bacon e um queijo local, uma BOMBA calórica, mas DIVINO, comemos MUITO e de quebra ainda tomamos um cervejinha gelada pra rebater o calor e ajudar a dormir ainda melhor, no hotel tomamos um bom banho e fomos direto pra cama, não sei nem que horas eram, só se que acordamos já era umas seis da tarde e resolvemos aproveitar o fim de tarde lindo com um passeio.

Fomos pra Acrópolis, a ansiedade tomava conta, não viamos a hora de ver a tal maravilha grega, pegamos o metrô e três estações depois chegamos, calor delicioso e muita gente pelas ruas, caminhamos dois minutos e de longe avistamos a bela Acrópolis e seu imponente Parthenon, conforme nos aproximavamos a alegria tomava conta do meu coração, uma coisa meio inexplicável, lá estava eu, no berço da civilização ocidental, realizando o sonho de ver de perto essa maravilha que até então eu só conhecia das aulas de história, agora de brinde fazia isso com os amores da minha vida, com a minha familia, aquele foi um dos momentos mais lindos que já vivi e sem dúvida jamais será esquecido.

Meus olhos estavam atentos, não queria perder nada e olhava pra todos os lados, afinal estavamos a poucos metros de uma preciosidade milenar encrustrada no meio da cidade barulhenta e movimentada, ao contrário de mim, os locais que andavam distraídos e apressados querendo voltar pra casa depois de um longo dia de trabalho e estavam se lixando pra turistada que babava encantada, aliás, falando em locais, me apaixonei pelas crianças que super animados (e suados) jogavam futebol aos pés de Acrópolis ignorando tudo e todos, que privilégio, jogar futebol diante de um patrimonio desses, também me apaixonei pelo casal de velhinhos em uma varandinha que sorriam e acenavam para os olhares curiosos, pokbunny de imediato retribiu e meus olhos mais uma vez boiaram em lágrimas, velhinhos me dão saudades dos meus avós, meus amores que apesar de não estarem mais entre nós estarão pra sempre presentes.

Subimos a primeira escadaria e a primeira parada foi o Odéon de Herodes Ático (não é aquele Heródes que mandou matar as criancinhas não!), um teatro maravilhoso e gigante onde uma platéia elegante aguardava numa fila enorme pra assistir a uma peça que seria exibida naquela noite, percebemos que seriam dois espetáculos pois não parava de chegar gente, de acordo com minhas pesquisas o teatro tem capacidade pra mais de três mil pessoas e vários artistas famosos e cias de dança já se apresentaram por lá.

Continuamos nossa subida por escadinhas e caminhos nada "*buggy friendly", e chegamos no portão principal de entrada à Acrópolis, já passava das oito e estava fechado, andamos um pouco por ali e nos maravilhamos com o lindo por do sol que encerrava nosso primeiro dia por lá.

Na descida curtimos um pouco mais de tudo aquilo e fomos dar uma volta em Plakka, o burburinho turistico cheio cafés, restaurantes, sorveterias e vielas com lojinhas com todos os tipos de lembrancinhas e produtos locais, inclusive joias lindas, eu queria muito ter ficado por mais tempo, mas tinhamos que guardar energias para os outros dias, então voltamos pro hotel e depois que pokbunny dormiu fomos pra nossa varanda, tomar uma cerveja e apreciar o movimento de Atenas, eu não me cansava de dizer "isso aqui é praticamente Sampa City".

O Museu Nacional
Os meninos jogando futebol
A primeira escadaria, rumo a Acrópolis
Nós e o Odeón de Heródes Ático
Achei o máximo esses vazos pra lixo reciclável
O Parthenon iluminado, LINDO de morrer!
Voltando pro hotel depois do nosso primeiro passeio

Diquinhas

O primeiro passeio - Pra quem não tem muito tempo pra se perder (eu adoro me perder em lugares turisticos, tem sempre uma viela, uma ruazinha interessante, se perder em certas áreas é melhor doque seguir mapa), o ideal é fazer um planejamento do passeio, ter as prioridades definidas, no caso de Atenas, acredito eu que a primeira coisa que todo mundo quer ver é Acrópolis, mas encarar esse passeio logo de cara é complicado, especialmente para aqueles com crianças ou até mesmo os adultos que pegaram vôos super cedo, por mais que vc tenha uma tarde inteira pela frente, é melhor ir pra lá bem descansado. (a não ser é claro aqueles que tem apenas um dia em Atenas, tipo, chegou de manhã e na manhã seguinte precisa seguir viagem.)
Eu recomendo uma boa relaxada no hotel, um passeio em Syntagma (estação onde fica o Parlamento), depois caminhar até Plakka, de repente já comprar o ticket pra Acrópolis, visitar o templo de Zeus, admirar Acrópolis e jantar em Plakka, vale a pena.

Turistando com Bêbês e crianças pequenas - Nessa viagem fizemos tudo de acordo com pokbunny, procuramos respeitar as horas de descanso dele e com isso garantimos passeios agradáveis e tranquilos, eu sempre saia com água, suco e bolachinhas e além de fraldas e lencinhos umidecidos ainda levava uma toalha fralda e uma muda de roupa, nunca se sabe né, já aconteceu de ter que dar banho de pia no meu pokbunny e depois disso fiquei craque, a tolha fralda está sempre na nossa bolsa, não toma espaço e seca muito bem.
Como estava muito quente nossos passeios eram de manhã bem cedo e depois das quatro na tarde, quando o sol já não estava de matar, nas horas que pegamos sol forte sempre paravamos em uma das muitas torneiras públicas e molhavamos seu cabelinho (pok ODEIA chapéu ou boné) e as perninhas, também caprichamos no bloqueador solar, antes de coloca-lo pra dormir rolava um tempinho brincando na banheira pra refrescar e seguir pra um soninho daqueles, ele dormia pelo menos duas horas e meia toda tarde.

Vitamina C - Ficar gripado por lá tava fácil, em todos os cantos tem ar condicionado, entrar molhado de suor em um loja com ar condicionado NO TALO (como diria um grande amigo meu) é gripe na certa, assim sendo, usamos e abusamos da boa vitamina C, além das pastilhas, rolou muito suco de laranja natural e pro pok rolou também chupar uma laranjinha todo dia, deu certo, ninguém ficou doente.

Água - Por todos o cantos tem torneiras e bebedouros públicos, depois de ver todo mundo bebendo e enchendo suas garrafinhas nesses lugares eu como nunca tive muita frescura resolvi provar e foi aprovado, água fresca e limpa, mas se você não confia muito ou não se sente à vontade, em qualquer banquinha pode comprar garrafas de agua gelada, os preços variam de um euro a um e cinquenta por litro, no supermercado custa de 26 a 80 centavos.

Padarias - Me apaixonei pelas padocas, pães fresquinhos e tudo muito saboroso, e pra aquela horinha que a fome ainda não pegou de vez mas rola mastigar alguma coisa, eu recomendo os salgados com gergelim, as sementinhas estão sempre torradinhas dando um toque especial, DELICIA, vi muitos doces, mas não provei nenhum, entre doces e salgados sempre corro pros salgados.


 *Buggy Friendly - São áreas de fácil acesso com carrinhos de bêbê, e tanto Acrópolis como outros sitios arqueológicos por razões meio que óbvias o acesso é bem complicado, na maior parte da subida é escada então tivemos que carregar o carrinho, ainda bem que estavamos com o buggy leve, se fosse o nosso seria ainda mais complicado, nessas horas sempre penso em pais que viajam sozinhos com os filhos, em pais com carrinhos de gemêos e deficientes físicos, cadeirantes, pra esses pelo oque eu pude ver o acesso é totalmente impossível, a não ser que exista alguma outra rota de acesso, mas a que fizemos não rola não.

Gostaram? Amanhã tem mais... e se quiserem saber algo em especial basta perguntar! =)

Beijocas

Nenhum comentário: