segunda-feira, 20 de junho de 2011

Blogagem Coletiva Mães Internacionais - "Quem Cuida dos Nosso Filhos" - Holanda


Na minha época de Au Pair conheci muitas mães que ficavam em casa e outras que trabalhavam em horários flexiveis e tinham Au Pair pra dar uma mão, até hoje não conheci nenhuma holandesa ou de qualquer outra nacionalidade aqui na Holanda que trabalhe em período integral e deixe os filhos o dia todo na creche ou escolinha, creio eu que isso além de custar caro não faz parte da cultura local, o governo também facilita com a licença parental.(entenda melhor aqui)

Já a Au Pair, é muito comum e uma alternativa bem mais barata para as familias que querem uma ajuda extra com os filhotes, aliás, essa é uma terra de gente que adora ter filho, na minha vizinhança mesmo é dificil ver um carro que não tenha ao menos uma cadeirinha de bêbê.

Mesmo tendo que pagar o visto, seguro saúde, curso de idioma e fornecer o básico pra Au Pair viver na Holanda, é bem mais barato do que manter uma creche para os pequeninos, uma mãe que trabalha full time vai pagar no minimo 1120 euros por mês, se tiver mais de um filho a coisa fica ainda mais cara, já a Au Pair custa apenas 300 euros por mês mais os custos que eu já citei, somando tudo acredito que não deve passar de 500 euros, pra não levar fama de exploradora no caso de ter mais de dois filhos e querer umas horas extras, a familia por aumentar o salário de 300, pra 450 euros e tudo vai ser lindo e maravilhoso, papai e mamãe vão poder ir trabalhar ou passear sossegados sem ter um rombo no orçamento familiar.

Confesso que acho uma exploração absurda e sentiria vergonha em pagar 300 euros por mês pra alguém cuidar do meu filho, mas isso é oque mais tem por aqui e acredite, sobra mocinha querendo ser Au Pair na Holanda.

Quando estava grávida pensava em fazer como as mulheres da minha familia, deixar o bêbê na creche e retomar o trabalho, cresci vendo os inumeros beneficios de uma boa creche, meus primos desde muito cedo eram super espertos e independentes, e minhas tias sempre deram boa parte dos créditos disso tudo as creches que frequentaram.
Mas ai nasceu pokbunny, voltamos pra Holanda e os planos mudaram, decidimos que eu ficaria em casa até nosso pequeno crescer um pouco mais, além de caras as cresches não passaram confiança, tem mais criança do que olhos e braços pra dar o minimo de atenção e carinho, não tinha por que sujeitar pokbunny a ficar jogado num berço o tempo todo enquanto as "tias" se dividiam em 10 pra dar conta de todo mundo.

Fui criticada, ouvi gente me dizer que meu filho ia acabar chato, mimado, uma daquelas crianças que não larga da mãe nem pra ir pro cólo do pai, que eu não ia dar conta, que meu relacionamento ia acabar por conta do estresse que seria ficar em casa o dia todo, que eu ficaria entediada e frustrada... como tenho pra mim que ninguém é igual a ninguém ignorei totalmente todas as idiotices que me disseram e decidi arriscar, sabia que não seria fácil, afinal aqui somos só nós três, não tem mãe, sogra ou afins pra correr quando a coisa aperta, fui atrás de informação com quem já tinha passado por essa situação e se dado bem, pequisei, li, conversei com amigas e coloquei tudo em pratica, criei nossa rotina de forma que não ficasse pesado ou sufocante e que eu pudesse além de ser mãe e dona de casa, continuar sendo mulher e namorida.

Com o passar do tempo tudo se encaixou e deu super certo, Pokbunny tem hoje quase onze meses e eu me sinto realizada, ou melhor, nós nos sentimos realizados, porque o Károly não esconde a felicidade de ter um filhote bem criado sem ter perdido a boa namorida que eu sempre fui, também nos derretemos orgulhosos cada vez que alguém nos diz o quanto nosso filho é esperto, simpático, ativo, sociável e bem desenvolvido, mostrando que sim, isso é possível mesmo ficando em casa com a mamãe a maior parte do tempo.

À partir dos dois anos tem escolinha pra todos os bolsos e nos mais diversos horários, já fui informada que devo visitar algumas e já colocar o nome do filhote na lista, estou enrolando porque ainda não sei se vamos ficar por aqui por mais tempo, quando souber eu vou atrás disso e quanto ao trabalho, inspirada nas "Mompreneurs" talvez eu tente fazer algo em casa mesmo ou quem sabe meio período como a mulherada faz por aqui, reconheço o valor da escolinha na vida de uma criança e acho bem importante, vai sem duvida ser um plus pro filhote, mas não quero que seja um lugar pra ele ficar o tempo todo, quero ter o prazer de continuar educando e acompanhando o crescimento do meu pokbunny, e não ve-lo meia hora de manhã antes de sair pro trabalho e duas horinhas a noite antes de ele ir dormir, deixemos isso pro futuro, pra quando ele estiver grandão e total sem saco pra pai e mãe, porque apesar de ser mãe babona, sei bem que filho a gente cria pro mundo e a última coisa que eu quero é um marmanjo mimado dentro de casa hahaha.

Para saber como acontece nos outros países click na imagem abaixo.






Nenhum comentário: