sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Rapidonas de Novembro!

Gente, chegou NOVEMBRO, aliás, já estamos na METADE de Novembro!
Começou a febre do SinterKlaas e do Oliebollen, as duas paixões do Outono Holandês hahahha

Tenho pensando constantemente em fazer um post, assunto não falta porém tempo, bom o tempo tá meio escasso. Não que eu seja a pessoa maaaaaaais ocupada desse mundo, mas é que além de cuidar da vida, da casa, do filhote e afins, eu também curto não fazer nada. Então naquela horinha que eu poderia escrever no blog eu acabo fuxicando na internet, assistindo minhas séries ou sei lá, xeretando no pinterest, to precisada de idéias para as lembracinhas de Natal!

Hoje deixei o Pok na escolinha e fui pro centro da cidade, precisava comprar umas coisas pra casa e desbloquear meu cartão de transporte. Além de estar tudo enfeitado, as lojas entupidas de presentes de Sinterklaas, as banquinhas de *Oliebollen já estão por todos os lados.
Tenho uma conhecida que diz que sabe que o frio chegou quando ve as banquinhas. Taí uma coisa que eu nunca tinha pensado mas faz sentido e devo concordar com ela, essa semana tá bem mais frio por aqui e de acordo com a previsão semana que vem cai mais um pouquinho.

Pok adora catar folha hahaha

Por falar em temperatura, começou também a temporada de reclamação no Facebook, Brasileiros no Brasil reclamando do calor insuportável, Brasileiros no exterior choramingando de frio, ooooooooooo SACO!

Final de semana passado tivemos visita, uma amiga querida veio passar o final de semana conosco e foi uma DELICIA. No sábado o primo dela que mora aqui na Holanda veio também, ai claro que ficamos de papo até altas horas e eu me enchi de vinho, prosecco, licor e sei lá mais oque, acordei domingo com aquele gosto de guarda-chuva na boca e uma dor de cabeça MONSTRO! To velha, não sirvo mais pra isso!
Fui salva pela neusaldina, pastilha de magnesio e um bom prato de Goulash, que o namorido querido fez com muito carinho.

Pok aproveitou cada segundo com a "Maria" e o "Bruno" (minha amiga chama Mariana, mas ele insistiu que era Maria, depois virou Maria Ana hahha, ja o primo dela chama Joao, mas o Pok tem um amiguinho chamado Joao e ele acha que esse eh nome de crianca, por isso o chamava de Bruno. O nome do pai do amiguinho dele é Bruno, logo, se vc é adulto, vc não se chama João, chama BRUNO! hahah)
Foi um final de semana delicioso.

O menino não come bolo se não tiver vela e parabéns!

Pok com a Maria e o Bruno hahaha
Na Segunda foi dia de São Martin, e aqui na Holanda as crianças tem o hábito de fazer um esquema a la Halloween sem fantasias!Eles saem pelas ruas com lanterninhas (a tradição manda carregar lampiões, mas obvio que naõ rola, carregam lanternas mesmo!) cantando as cantigas de São Martin de porta em porta e ganham doces.
Como na nossa vizinhança não tem nada disso, combinamos de ir encontrar uma conhecida em um outro canto da cidade, mas infelizmente não rolou. Quando ele me ligou ja tava super em cima da hora e ai acabamos ficando por aqui.
Ano que vem vamos com certeza, com ou sem conhecidos hahahha.

Brincando em casa mesmo.
A lanterna =)

Felizmente a chuva deu uma tregua e tá dando pra aproveitar, hoje mesmo fez um dia lindo. Espero que o final de semana não decepcione. 
Amanhã vamos pra Delft fazer compras e a noite vamos pra Haarlem jantar com um amigo, meu único plano para o Domingo é ir à missa, o frei que fez nosso curso de batismo vai fazer uma missa em respeito as vitimas do tufão nas Filipinas e eu quero muito ir.
Mas se o tempo tiver como hoje acho que rola um passeio. =)

De agora até dia 21 de Dezembro todos os nossos finais de semana estão comprometidos e eu confesso que apesar de ser meio cansativa essa correria de final de ano, eu até gosto. Não gosto de obrigações, cumprir protocólos, sabe? Aquela coisa de mandar cartão pra gente que vc mal conversa o ano inteiro, fazer isso e aquilo por social... isso eu não curto e não faço. 
Mas acho bacana reunir os amigos aqui em casa, visitar outros, mandar um cartãozinho aqui, oferecer um lembrancinha ali, disso eu gosto bastante e faço com gosto. =)

Ahhh também adoro as feiras de Natal e é bem provável que esse ano eu arraste meu Pokbunny pra Oberhausen, uma das maiores feiras de Natal da Europa. =)

Beijocas e um otimo final de semana, APROVEITEM o calor do Brasil ou o frio da "ZOROPA", a vida é curta demais pra ficar resmungando e reclamando de tudo o tempo todo. 



*Oliebollen  é um dos quitutes Holandeses mais tradicionais dessa época do ano, a massa lembra bastante a massa de sonho mas sem recheio, tem uns que tem recheio tb, igualzinho sonho, mas de acordo com minhas fontes, não é Oliebollen e sim Berliner Bollen, (me corrijam se eu tiver errado!). Por todo canto tem barraquinhas vendendo fresquinhos e a galera se acaba! Faz parte da tradição come-los na virada do ano, tem até umas barracas premiadas onde a fila no dia 31 de Dezembro fica virando o quarteirão. =)
Aqui uma fotinho que eu achei na internet =)



3 comentários:

Alessandra Mosquera disse...

Realmente é um porre o povo reclamando do tempo no Facebook, eu me incluo, hehe, mas realmente é um porre. Em todos os países há suas tradições para esta época, né? Acho muito bonitinho essa das lanternas. Em Alemanha também tem, não?

Eliana disse...

Engraçado, a "gente"passa o ano inteiro moscando e quando chega fim de ano, vira uma loucura...aqui em casa tb, os finais de semana comprometidos...nem tô acreditando rs Tô passada...mas claro, coisas boas que valem a pena, como vc disse, tem certas coisas que a gente faz com gosto. Hj eu tb saí pq fez uma tarde linda mesmo. Acho que estamos tendo um outono bem show! Gente, como Pok tá graaaaande! Bom fim de semana aí pra vcs! Bjs

Ingrid Gomes disse...

Alessandra, ando bem sem saco com tanta choradeira no facebook, ja bloquiei os feeds de um monte de gente pra não passar raiva hahah
Afinal, é o direito de todo mundo reclamar e meu de não ver. =)

Sim, São Martin também é celebrado na Alemanha e outros países. =)

Beijocas