segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Férias de Verão 2013 - Opatija, Croácia.

Nossa, nunca na história desse blog posts sobre uma viagem demorou tanto tempo pra sair, gente eu juro que não é má vontade, é pura enrolação minha e um pouquinho de falta de tempo hahahhaa.

Eu quero que os posts fiquem bonitinhos, com fotos, informações úteis e ai acabo toda enrolada, começo mexer nas fotos e lembro que preciso imprimir, ai páro e vou separar as fotos pra imprimir, começo ver dados oficiais pra dar informações corretas e me lembro que uma amiga me pediu um roteiro não sei onde, ai lá vou eu procurar nos meus arquivos, essa vida de libriana é dificil!

Bom, mas agora eu to aqui e bora pra nossa estadia em Opatija que foi suuuuuuper legal, um dos lugares mais bonitos que já estive e eu SUUUUUPER recomendo, especialmente pra familias, já que pra galera que tá na "pegação" (será que quem tá nessa lê esse blog???) pode ser meio sem graça.

Em Fevereiro quando estavamos organizando essa viagem concordamos em ficar em albergue, era uma idéia que agradava nós dois (eu e o querido), reservamos albergue em Zagreb e Ljubljana, mas quando chegou a vez da praia a coisa complicou. 
Nossa primeira opção era Rijeka, Károly já havia passado por lá e tinha gostado bastante, a cidade era de bom tamanho e com bastante opções de lazer, o problema é que os albergues melhorzinhos custavam quase o mesmo valor de um bom hotel em Opatija, um lugar lindo e cheio de história do ladinho de Rijeka.
Quando vi as fotos e li as histórias não pensei duas vezes, deixei de lado a idéia de albergue e me joguei num belissimo hotel com piscina de frente pro mar.

Chegamos em Opatjia super cansados depois de um longo dia camelando no parque nacional, a viagem do parque até lá foi recheada de paisagens maravilhosas e uma serrinha pesada que me lembrou bastante a serra que vai pra Ubatuba, talvez um pouco pior nos trechos de praia, mas tão linda quanto.
Só faltou um carrão conversivel pra eu me sentir em um filme, porque a paisagem e a estradinha estreita e perigosa nós tinhamos, o galã também hahhaha.



Me apaixonei pelo lugar logo de cara, tudo era lindo, charmoso e bem conservado, inclusive os casais de velhinhos que devem passar o verão por lá desde 1500, desculpa, não deu pra segurar. É que tem muitos casais da melhor idade e eu ficava criando histórinha. Me encantei por eles também, sempre muuuuuito bem arrumados, homens de camisa de linho e as senhorinhas com pérolas e muito laquê no cabelo, uma finesse

Muito charme e muita historia
A capelinha que ja foi uma abadia, construida em 1506


Agora vamos ao que interessa, o hotel!

Um pouco antes da nossa ida eu vi na página do hotel no site que eu fiz a reserva, alguns comentários negativos sobre o anexo, o local onde ficariamos hospedados. Todos falavam que era velho e desconfortável, que não tinha internet e nem ar condicionado, parece besteira mas fato é que atualmente é o minimo que as pessoas esperam de um bom hotel.
Eu fiquei meio sismada, tentei achar outro hotel mas ja era tarde demais e ou ficavamos com aquele mesmo ouuuuuu não iriamos mais, tentei contato via email, querendo mais informações e claro, fui ignorada. Isso me deixou meio puta, sou escolada em hotelaria e hotel que sequer responde email mosta que não tem consideração pelos seus hóspedes.

Já passava das 18:00 quando chegamos, tava calor pra caramba e eu suuuuper cansada. Paramos na frente da entrada principal e eu segui pra portaria pra saber onde poderiamos estacionar e tals, eu sabia que aquele era o prédio principal, o nosso era o anexo. 
O senhor que me atendeu foi bastante simpatico, explicou onde era o nosse prédio e que o estacionamento ali era gratuito, porém já estava lotado. Me deu o cartão do outro estacionamento que ficava numa colina e disse que poderiamos descarregar o carro e depois parar nesse local, o preço lá era dez euros por dia.

Bom, parar na rua sei la onde tava fora de cogitação!
Chegamos no Villa Amália, o nosso anexo e a recepcionista também foi bem gentil, porém pouco eficaz. Mesmo vendo que eu tava carregando a casa nas costas sequer deu o trabalho de chamar alguém pra ajudar, ponto negativo!

Enquanto o Károly tirava o resto das coisas eu subi pro quarto e constatei o fato, era realmente bem velho kkkkkk, carpetado, com colchas e cortinas de veludo que deviam estar lá desde 1920, quando o hotel foi construído.
Sem ar condicionado, internet ou sequer um frigobar pra ter uma água gelada pra refrescar.
O banheiro era descente, tudo funcionando muito bem e limpo, isso eu acho importante demais, se não tivesse em ordem eu teria ido embora sem dó!

Lembrei do velho ditado "aquilo que não tem remédio, remediado está!", jurei que não iria emburrar, que iria encarnar a polliana e ser feliz com oque tinhamos.


Fomos estacionar o carro e na volta pudemos apreciar um pouco mais daquele lugar lindo, parei na recepção pra ter uma palavrinha com a recepcionista, confirmar se realmente não teriamos água gelada, internet e afins.
Ela disse que sentia nuito, mas que realmente nada disso estava disponível nos quartos daquele prédio. O fato de ser velho dificulta reformas blablablabla, mas hey, tinha café da manhã incluso e de tanto encher o saco por email conseguimos um quarto de frente pro mar, na nossa reserva não incluia café e nem vista. Eles não responderam o email mas leram e tentaram ser bacanas, ponto positivo.


Desfizemos as malas, me livrei daquelas colchas de veludo, abri as cortinas e voilá, tudo estava bem melhor, aquele aspecto de casa velha, fechada foi embora quando a luz e a brisa entrou. Pok tava fazendo a festa, feliz da vida. Ele adora hotel, novo ou velho, feio ou bonito, é com ele mesmo!

Vista linda!
Não é ruim, só é velho! hahaha

Já passava das nove quando saímos pra jantar, a fomos era grande mas a vontade de procurar algo era pequena. Paramos num supermercado que já estava fechando pra comprar água e uns snacks e na volta encontramos uma lanchonete aberta, dali saiu pizza pro Pok e sanduiches pra gente.

O sofá virou a cama do Pok e ele ali dormiu feliz durante as 3 noites. 
Conseguimos trocar os travesseiros de pena e graças a Deus mesmo com aquele carpete e veludo todo ninguém teve crise alérgica.


O sofa virou cama

Meu ventilador mais uma vez foi a salvação da lavoura! =)

Folgadinho vendo desenho e aproveitando o ventinho


Os dias em Opatija foram dedicados a preguiça, foi praia, piscina e passeios pela orla. Antes até haviamos comentado sobre visitar as cidades do lado, mas o calor e a preguiça nos pegaram de jeito e nos rendemos.
Mesmo assim foi maravilhoso, acordavamos todos os dias cedinho, tomávamos um bom café da manhã e dali iamos direto pra água.

A área do hotel era bélissima, exatamente como foi apresentado no site e quanto a isso não tivemos doque nos queixar, tudo muito lindo e muito limpo.
O café da manhã era O CAFÉ DA MANHÃ, extremamente farto e bem servido, a gente não sabia nem por onde começar, Pok até agora ve as fotos e pede pra voltar lá comer!


A área do Hotel  Kvarner
Mais de um seculo de historia.


Praia e Piscina, eu fiquei surpresa com a praia, que na verdade não existe.

Opatija fica na baia do Kvarner a praia foi concretada e pra facilitar a vida da galera foram constuídos decks de concreto e em algumas áreas forma verdadeiras piscinas naturais.

Pra quem gosta de praia com gosta de praia com areia eu aconselho passar longe, já se você for como eu que adora o mar mas detestar areia, esse é o seu lugar! =)

Algumas áreas são rasas e outras profundas, mas por todos os lados a água é cristalina e muito limpa.

Em frente ao nosso hotel era rasinho e isso facilitou a nossa vida, já que estavamos com o Pok e por mais que ambos saibamos nadar, não acho legal levar a criança na bóia pro fundo onde não dá pé pra gente.

A "nossa" prainha!
Uma praia bem diferente doque estamos acostumados

Apesar do calor, o mar não é assim tão quentinho e por isso quando o frio batia corriamos pra piscina do hotel e por lá ficavamos.
A piscina tava sempre morninha e vazia, ali passamos bons momentos. =)

Só nossa hahaha
Tava bom DEMAIS


Pra encerrar o dia sempre tinha um passeio pela vizinhança, jantarzinho, sorvete pro filhote e cervejinha pra gente, tudo sem pressa no maior sossego! =)

Pausa para admiração
familinha
Meus meninos
Hora de encher a pancinha
DORMIU!

A parte complicada e que até me deixou um pouco frustrada foi o sono do Pok. Óbvio que depois de passar o dia na água o menino ficasse com as baterias arriadas, a gente até tentava botar ele pra dormir a tarde, mas a vontade de brincar e aproveitar era maior, ele não se rendia e complicava a nossa vida a noite.
Na segunda noite ele dormiu no banco do restaurante, 19:30 ele estava no sono dos justos, terminamos de comer, tomamos nossa cervejinha, ficamos de papo e ele lá, dormindo e causando inveja na galera que tava com a criançada correndo pra lá e pra cá.

Pra última noite haviamos pensando em um jantar especial e tals, mas nada disso rolou. O jantar especial foi trocado por um restaurante qualquer, já que o que queriamos só começava a servir as 20:00, pedi paella e tava HORRIVEL!
Pok comeu pizza e depois começou o show de horror, berrando pra querer ir embora.

Fiquei triste, frustrada e com fome, nessas horas eu sou PIOR doque criança, assumo!

Voltamos pro hotel no pior humor possivel, Pok dormiu e eu chorei porque queria aproveitar a noite maravilhosa e não podia. Tava rolando uma festa na praia, da nossa janela podiamos ouvir a criançada correndo e brincando, o povo conversando e rindo, podiamos ouvir a musica e ver  lua cheia refletindo no mar.
Tinha tudo pra ser uma noite e tanto, até fogos teve!

Lá pelas 22:00 Károly sugeriu que o acordássemos, mas sei lá porque eu não quis, hoje olho pra trás e vejo que sim, deveriamos ao menos ter tentado, ele estaria descansado e é bem possível que teriamos aproveitado.
Também poderiamos ter jantado no nosso hotel ou ter tomado nosso drink na varanda, ele poderia ter se esticado num dos sofás maravilhosos do lounge e ficado numa boa, mas não, a fome e a frustração não me deixaram pensar. =(

Aprendemos a lição e guardaremos pra próxima.

Uma amiga já me perguntou porque não levamos carrinho, fato é que o carrinho do Pok não é tão confortável e por mais cansado que estivesse ele não teria dormido nele, talvez seria útil pra depois que pegasse no sono, mas tb nem pensei.

Lua linda

Na manhã seguinte estavamos todos numa boa novamente.


Agora vamos aos serviços e diquinhas pessoais...

Pra saber mais sobre Opatija, clique aqui.

Eu sempre uso o Booking.com, é meu site favorito pra fazer reservas, é de confiança. Sempre dou uma olhada na opnião do povo sobre o lugar, o site é imparcial e coloca a opnião de todo mundo, boa ou ruim.

Por toda orla é possível encontrar barraquinhas vendendo passeios de barco, parece bem legal. Alguns duram o dia todo e incluem refeiçoes, outros é apenas uma voltinha pelas ilhas e cidades próximas.

Fora a praia, tem parquinhos bacanas e boas sorveterias para os pequenos, tam também uma feirinha com alguns brinquedos do tipo carrinhos de bate-bate, passeios de cavalinhos, essas coisas. (sou tão boa mãe que só vimos isso na ultima noite quando ja estavamos de saco cheio voltando pra casa, nem foto tem!)

As crianças não são tão bem vindas nos restaurantes dos hotéis e mais refinados, não é atoa que alguns começam a servir o jantar só depois das 20:00. Acredito que é assim justamente porque o público em Opatija é dividido em dois grupos, familia com crianças e idosos hahahha.
Vovós e vovôs discolados que tiraram férias dos seus netinhos querem distancia dos netos dos outros, acho JUSTISSIMO, farei o mesmo quando estiver na melhor idade. =)

Mas olha, não pense que faltam opções, não faltam não, tem muitos restaurantes legais pra todos os gostos e bolsos onde os pequenos serão bem vindos. Apenas não conte com "kids corner" e outras alternativas pra distrair os filhotes.

O hotel Kvarner com toda sua imponencia e beleza, também esqueceu dos pequenos, entre lounges lindissimos, a piscina bacana, boulevard bem calçado e um jardim maravilhoso, não conseguimos encontrar um escorregadorzinho sequer, familias com crianças realmente não devem ser o público alvo deles.

Toda região da baia do Kvarner é belissima, Rijeka, parece ser uma opção bem melhor para mochileiros e quem tá afim de mais badalação. Há também opções de praias com areia nas cidades ao lado. =)

Essa foi nossa estadia em Opatija, pra completar a série de posts sobre nossas férias de verão ainda falta Hum, a menor cidade do mundo, Ljubljana e a volta pra casa. =)

Prometo fazer o máximo pra parar com essa enrolação.

Beijocas e boa semana

2 comentários:

Eliana disse...

Ahhh mas eu amei este hotel hahaha quanto glamour!!!! Dá um toque todo especial...tudo bem que de repente uma geladerinha no quarto fosse últil, mas sabe que quando a gente viaja eu nem sinto falta se não tem. Uma coisa eu aprendi com o meu marido: curtir o que tá ali, não ficar lamentando pelo que não deu ou faltou fazer. De um jeito ou de outro vcs aproveitaram e muito e é isso o que vale, pq de fato, algo sempre vai ficar faltando. Hj eu já encaro as coisas com outros olhos. Vcs tiveram praia linda, tempo bom, sol, conforto no estilo glamouroso...juntos e felizes e isso é o que conta! Muito show as fotos! Delícia de férias!!!!

Ingrid Gomes disse...

Pois é Eliana vc tem toda razão, sempre vai faltar algo, nada é 100%, depois que a gente consegue desencanar e aproveitar oque tem de bom tudo fica mais facil.

E olha, valeu tanto a pena que já estamos sonhando em voltar pra lá, mesmo sem geladeirinha, internet ou sei la mais oque hahhaha.

Beijocas e obrigada pelo carinho.