quarta-feira, 30 de maio de 2012

Blogagem Coletiva - Diferenças Culturais na Criação dos Filhos




O tema da nossa blogagem de hoje é vasto e disperta a curiosidade de muitos amigos e familiares, pra muita gente as diferenças culturais pesam e muito, mas pra gente até agora tem sido fácil de administrar e vemos mais como um "plus", frequentemente as pessoas nos perguntam, mas e ai, como é a vida de vocês??
E ai, esse menino vai jogar futebol, polo aquático ou hoquey de grama??? (se bem que a seleção de futebol da Holanda anda fazendo bonito, né!? haha).
Será que o Pok vai preferir falar Holandês, Hungaro, Português ou Inglês???

A gente ri e responde, "Sei lá, quando ele crescer a gente vai saber!", porque é a mais pura verdade, nos esforçamos sim pra manter nossas tradiçoes, pra trazer pra dentro de casa um pouco dos nossos paises de origem, mas não ignoramos o fato de que vivemos em outro país e é preciso também respeitar e nos adaptar à essa outra cultura!

O pai é Hungaro, a mãe é Brasileira, o menino Brazungaro e a familia mora na Holanda, em casa falam Português, Hungaro e Inglês, na escola o menino vai falar Holandês e ter amiguinhos Árabes, Europeus de outros países, Africanos, Sulamericanos, ai já começou a confusão!

Por enquanto o nosso mundinho é mais limitado, Pok ainda não vai à escola, seus amigos são filhos de mães brasileiras e ele convive com nossos amigos internacionais, tem dia que essa casa vira uma filial da ONU com gente de vários cantos do mundo falando vários idiomas ahhaha.

Porém já estamos nos preparando para oque vem pela frente, ainda não sei exatamente como será, mas tenho fé que daremos conta.

A Holanda é uma país pequeno, cheio de estrangeiros (inclusive na nossa vizinhança arrisco dizer que 80% aqui é estrangeiro), e depois de viver quase 3 anos como Au Pair de uma familia 100% Holandesa, numa vizinhança que era exatamente o oposto do que eu vivo hoje.
Sobre a cultura Holandesa só tem algumas coisas que eu tenho certeza que são estão presentes em todos os lares, o tal do pão no almoço, a paixão pelas férias de verão em paises ensolarados, falar do tempo e comer Kip Saté uma veze por semana, ahhh isso é a cara dos Holandeses, deixar um "kip" prontinho pra janta, sentar na mesa do almoço, reclamar do clima enquanto come pão e sonha com a próxima viagem pra torrar no litoral espanhol, ou quem sabe Aruba hahaha, fora isso, não existe uma tradição enraizada, tudo varia de região pra região.

Em casa não enfrentamos grandes dilemas pois mesmo tendo crescido em países totalmente diferentes, Karo na Hungria comunista e eu num Brasil que vivia mudando de governo e moeda, tivemos uma infancia bem parecida, uma educação cheia de afeto, respeito, cuidado e liberdade, assim como eu ele entre outras tantas coisas, também podia brincar na rua, sempre adorou os avós, tinha horta no fundo do quintal e foi ensinado a comer toda a comida que colocava no prato.

Karo e eu temos valores muito parecidos e isso facilitou muito quando Pok veio ao mundo, viramos um time e jogamos do mesmo lado, sem muita discussão as coisas simplesmente vão fluindo, Pok é criado aos nosso moldes, nada de seguir oque o livreto do posto de saúde infantil holandês indica!
Karo também é bem mais flexivel e mais doce que eu, e nessa eu acabei virando a louca control freak e ele o bonzinho, mas dos males o menor, né? Antes isso doque ele um homem machista, do tipo que acha que pai só serve pra sustentar a casa.

Na mesa as refeiçoes são fartas e diversas, tem dia que tem arroz com feijão, farofa e bife, tem dia que tem Goulash e tem dia que tem sushi ou qualquer outra coisa, tudo é apreciado da mesma forma.

Pok com 22 meses de vida, tem dentro de casa oque eu só fui ter aos 18 anos quando fui morar em Israel, oque o Karo só teve aos 23 anos quando veio morar na Holanda, ele tem a possibilidade de viver novas culturas, aprender novos hábitos, provar novos sabores, conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e pra nós essa é a melhor coisa do mundo!

Quer saber oque as outras mamães pensam sobre isso?

Clica aqui e confere! =)

Nenhum comentário: