quarta-feira, 21 de março de 2012

É Primavera e o Pok tem 20 meses de vida!


ALERRRTA - POST LOOOOOOOONGO e CHEIO DE CORUJISSE!

Hoje começa a primavera, e o sol que começou timído na segunda-feira, hoje já tá bem gracioso no céu azul de brigadeiro, saimos pra uma passeio e eu pude feliz da vida usar apenas um vestidinho e um casaquinho leve,  em casa o aquecimento tá desligado e tem até uma janelinha aberta, aiiii que alegria, eu adoro a primavera, daqui a pouco vai estar tudo verdinho e florido, mal posso esperar pra ver! =)

Hoje também é dia de mesaniversário, Pok completa vinte meses, ai, ai, há 20 meses numa quarta-feira nublada eu acordava pra ir ao hospital trazer ao mundo essa coisa fofa que me mudou nossas vidas hahah.

Pok é um menino, menino, ele adora correr, brincar, fazer bagunça, adora quando o pai o joga pra cima ou o segura de ponta cabeça, adora também quando o pai brinca de "gira-gira" (segurando pelos braços e girando), ele fica zonzo no chão e assim que se recupera, corre pedindo mais um pouco hahaha, vai entender, o menino gosta do friozinho na barriga, é atrevido que dói, mas dói só na mãe que fica agoniada com medo que ele se machuque... ele mesmo quando se machuca não ta nem ai!

Ele não sabe ler, escrever e nem fazer contas, mas o Pok tem um lado "mini-me", control freak que eu até poderia ficar orgulhosa, mas na verdade fico meio preocupada hahaha, tá novinho demais pra ficar cheio de manias e demandas!
Há mais de duas semanas notamos que cada dia que passa ele está mais preso a certos rituais e a certas manias (Oi mãe!), de manhã por exemplo, assim que o tiramos do berço ele nos entrega o ursinho fedido dele pra colocarmos no aquecedor (eu deixo ali pra secar e ficar menos fedido), aponta para abrirmos a persiana e segue correndo pro nosso quarto, lá ele manda abrir as persianas também e ai então dá "bom dia" pra quem está na cama e corre pra cozinha procurar oque comer. Antes ele chorava quando o pai saia, agora se despede com beijos estalados e fecha a porta, assim que fecha a porta me chama pra leva-lo trocar de roupa, ele troca de roupa, coloca seu pijama no mesmo lugar de sempre e quando eu digo que precisa lavar, ele trás direto pro banheiro e não sossega se não me ve colocando no cesto.
Ele não faz sujeira quando come e se cai uma faisca de pão ele aponta logo pra limpar, se meleca suas mãos ele vira uma estátua até limparmos (meu primo mais velho, padrinho do Pok era exatamente a mesma coisa, e hoje até que é uma pessoa normal hahaha, ok, ele repassa as camisetas dele pra tirar as marcas de dobras, mas fora isso é menos surtado doque eu! ahha) depois de comer ele leva as suas louças até a pia.
Os brinquedos ele até espalha pela sala, mas antes da soneca e antes de ir dormir junta tudo e joga em cima do seu tapetinho, logo depois de fazer isso nos olha buscando elogios.

Ah sim, as sonecas e o banho são sempre praticamente no mesmo horário e eles nos indica o passo a passo, quando fazemos algo diferente ele impaca e faz cara de bravo.

Antes que alguém pense "nossa, que sonho de criança!", eu logo aviso que não é assim não, ele tem genio forte e sabe brigar pelo oque quer, fica chato e birrento!
Adora abrir portas e janelas, todas as janelas tiveram que ser devidamente trancadas, estou estudando a possibilidade de colocar tela na varanda, sem tela não vai rolar ficar aberta porque a grade é espaçada demais, sem falar que eu tenho certeza que ele vai jogar coisas lá pra baixo!
Atualmente a minha maior briga é a cozinha, todos os armários tem travas porém ele aprendeu a puxar a cadeira quando quer pegar coisas no bancada ou quando estamos preparando algo (formiga quando quer se perder ganha asas, já dizia a minha avó!) eu fico louca, pra mim cozinha não é lugar de criança. Na minha bancada bem ao alcance das mãos dele eu tenho o fogão (que ele ja cansou de abrir o gas girando botões), um jogo de facas mega afiadas, escorredor de louças onde sempre tem coisas "quebráveis" e a pia, com uma torneira onde a água já sai fervendo, eu até poderia mudar o jogo de facas, tirar o escorredor de louças, colocar trava na torneira quente e redobrar o cuidado com o fogão, mas poxa, essa é minha casa, minha cozinha, eu já mudei coisas demais por aqui, ele tem espaço de soooobra pra brincar, acho que priva-lo de ficar na cozinha não é assim um castigo tão grande, fora que eu já vi merda demais acontecendo com criança zanzando na cozinha, meu pai foi um que virou um caldeirão de feijão quente no peito quando tinha uns quatro anos, meu priminho queimou a mão na porta do forno quando tinha um ano e pouco e por ai vai, prefiro ele chorando meia hora por ouvir um não do que indo parar no hospital. Lembrando que também é importante a criança ter limites, é importante ele saber que certas coisas não são pra ele, que certos lugares na casa ele não pode brincar, a minha cozinha tem travas, a minha cozinha pode ser modificada, mas e a da minha sogra, e a da casa da bisa, como vou fazer se ele acreditar que pode tudo e quando estivermos por lá se meter a brincar onde não deve, lá as coisas são ainda mais perigosas, tem forno ao alcance das mãos, a bancada é bem mais baixa, vou deixar ele brincar lá também ou vou ficar louca com medo de ele se machucar (ou aguentar a galera dizendo que não to educando direito meu filho)???
Acho que muita dor de cabeça pode ser evitada se eu persistir e ensinar ele em casa, ele já provou pra mim que é capaz de aprender, basta eu ser persistente (HAJA SACO!) hahahha

CLARO que eu sei que há excessões, claro que eu respeito as mães que curtem deixar seus pimpolhos ali do lado, porém EUUUUU, Ingrid, não dou conta! =)

Fora as birras, as manias, fora as inseguranças com relação ao certo e errado, tudo segue bem, ele tá se desenvolvendo legal, continua muito simpatico, querido, quando temos visita ele é o centro das atenções, se comporta como um principe (pra alegria e alivio dos pais!). Fala mais na lingua dele do que na nossa, mas eu não me preocupo, ele atende bem aos comandos e quando quer, fala certinho aquilo que pedimos.... mas só quando quer hahaha, imagino que deve ser um saco nego ficar repetindo na sua cabeça "fala isso, fala aquilo" e eu confesso que evito esse tipo de coisa aqui em casa, eu repito palavrinhas, estimulo a fala, mas nada muito xiita não, aliás, quem me conhece sabe bem que quando se trata de fala, desenvolvimento e afins eu sou super tranquila, respeito o tempo do meu filho, acredito que cada um tem seu tempo e isso precisa ser considerado e respeitado! =)

Videozinhos pra prosperidade... 

*Comendo pipoca pela primeira vez!


Brincadeira de menino!


Boooom dia SOL!


Feliz vinte meses pro nosso Pokbunny e um bommmm dia pra vocês, beijocas!

*Fazia muito tempo que eu não comida pipoca, por isso Pok demorou tanto pra comer pela primeira vez, acho que pegou gosto e prevejo que terei companhia nas próximas tardes de pipoca! O bom é que a pipoca faz bem pro intestino e é excelente pra hora do lanchinho da tarde por exemplo! =)

Nenhum comentário: