terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os canais na Holandinha


Na semana passada um carro caiu em um canal em Amsterdam, dentro dele havia uma mulher e uma criança. Quatro homens que estavam por ali entraram na água para ajudar, tudo muito rápido e eficiente.
Felizmente deu tudo certo, a mãe, a criança e esses quatro heróis passam bem.
(Tem video e a noticia completa aqui)

Mas oque mais me chamou a atenção nessa noticia foi  A FALTA DE UMA PROTEÇÃO no canal!
Apesar de vivermos cercados de água, com canais por todos os lados, são raros os canais que tem algum tipo de proteção. Mas "Ingrid, todo mundo tá acostumado, todo mundo sabe nadar!"
Não é beeeem por ai.
Nem todo mundo MORA aqui, temos muitos turistas, temos muitos expatriados, e acredite, acidentes como esse não são raros não. Tem um canal aqui na região que vira e mexe tem carro caindo, felizmente é raso e até hoje nunca houve nenhuma morte, mas mesmo assim, é assustador pensar nisso.

No meu antigo endereço tem um canal enorme, fundo e ainda assim, não existe uma barrinha de proteção. Eu tinha pavor de andar na calçada que beira o canal.

Foto de 2013, qualquer deslize iria pra água

Um canal largo e fundo, nenhuma barra de segurança

Em Delft são rasos, mas são imundos e só de pensar naquela água me embrulha o estomago.
E parar o carro na beira do canal? PAVOR!

Um dos muitos pequenos canais de Delft

Oud Delft, qualquer erro ali e o carro vai pra água

Não sei se é por estética, economia ou simplesmente porque acham que não há necessidade. Só sei que são raros os canais que tem alguma proteção e eu acho isso bem ruim!
Esse acidente por exemplo, teria sido facilmente evitado se houvesse uma barra de proteção.
Eu evito andar beirando canal e sempre digo pro Cori fazer o mesmo, melhor prevenir do que remediar, né?



PS: Sim, aqui na Holanda natação é obrigatório e desde pequenos são treinados para esse tipo de acidente. Inclusive tem aulas de natação usando calça, casaco, sapato e tudo mais, mesmo assim, acredito que barras de proteção seriam uma segurança a mais.

Um comentário:

Dani Cassar disse...

Ingrid, eu sou igual a voce, fico apavorada com essa 'falta' de protecao. Eu nao sei nadar, ja fiz varias aulas de natacao mas o medo e maior. Fico pensando em criancas que correm por todos os cantos, cairem num canal desses. Que medo!