sábado, 8 de junho de 2013

Sabadão de sol


Finalmente a primavera deu as caras por aqui, apesar de estar feliz da vida não quero fazer muita festa porque vai que São Pedro se liga que o estagiário dele desregulou a temperatura pra Holanda, manda o ser embora e assume o controle novamente? São Pedro não é muito fã da terra dos moinhos não, minha gente!
Melhor ficarmos quietinhos e simplesmente aproveitar!

Como eu já havia comentado, essa semana o Pok começou a escolinha, o tal do Peuterspeelzal, como eles chamam por aqui. É uma espécie de jardim de infância que o governo oferece para crianças com idade entre dois anos e meio e quatro anos. Nós pagamos apenas uma ajuda de custo, coisa de vinte euros por mês (quem não pode pagar, não precisa!) e ele vai quatro vezes por semana. Segunda e Quinta-Feira das 08:30 as 11:30 e Terça e Sexta-Feira das 13:00 as 15:00, eu acho que apenas duas horas no período da tarde é pouco, a criança tá entrando no clima e já tem que vir embora, mas é assim e ponto.

Na escolinha dele tem apenas duas salas, cada uma com quinze alunos e pra tomar conta são duas professoras e uma estagiária por sala. Como vivemos num bairro cheio de imigrantes, a grande maioria das crianças são filhos de estrangeiros e as professoras sabem bem como lidar com esse tipo de situação. Com as crianças elas falam apenas Holandês, porém todas falam Inglês e mais algum idioma, tem até uma que fala Português. 

Até agora tenho apenas bons comentários sobre o assunto, elas me parecem bem preparadas e atenciosas, como pais fomos super bem recebidos e bem orientados. A orientadora fez questão de deixar muito claro que temos sempre a porta aberta  para o diálogo e somos muito bem vindos a participar ativamente da vida escolar do nosso filho, gosto disso! 

E o Pok, como foi??

Ahhh foi bem, teve choro nos dois dias que o pai nos acompanhou, já nos outros dois dias que fui sozinha com ele foi tudo bem tranquilo. Já pegou um resfriado e tá com o nariz todo assado. Também já fez um passeio com escola e adorou!

Não está sendo fácil tira-lo da cama tão cedo, meu filho apesar de ser a cara do pai, tem o genio e os maus hábitos da mãe. Ele DETESTA ser tirado da cama, pode até acordar cedo, mas precisa acordar sozinho, ter seu tempo pra pensar na vida, enrolar um pouco e então ver a cara de alguém. Hoje por exemplo ele acordou as 07:40 no maior bom humor, mas durante semana foi dificil, teve choro e muita cara feia.

Daqui pra escola são uns dez minutinhos andando, porém, ele precisa de um certo tempo pra tomar café da manhã e se arrumar, não tem como acordar as oito, por exemplo!
Com tempo ele acostuma... ou não! kkkk

Pra ir a tarde tudo é festa, ele acorda no horário que quer, tem tempo pra enrolar a vontade, ver desenho e ficar de pernas pro ar. Ai toma seu banho, almoça e segue pra escola feliz da vida, é um ouuuuutro menino kkkkk

Nossa primeira semana

O passeio foi uma ida á fazendinha e eu fui junto com a escolinha. Eu e um monte de mães desocupadas que estavam afim. Ah essa é a primeira semana do meu filho, acho justo estar por perto, não me julguem!!! haha
O passeio foi super gostoso, todos uniformizadinhos com um colete de segurança seguiram felizes pelas ruas, fomos de tram e lá a criançada se acabou de brincar com os bichos, tava cheio de filhotinhos e eles fizeram a festa.



Confesso que rola um certo aperto no coração ver meu pequeno assim crescido, indo pra escolinha, parece exagero, drama de mãe, mas a verdade é que só mesmo quem tem filho deve entender esse sentimento.
Tirei muitas fotos, fiz videos e é um daqueles momentos que quero guardar pra vida toda porque olha, a gente pisca e quando abre os olhos lá se foi mais um, dois, três anos.
Não sou do tipo que não quer que o filho creça, pelo contrário, quero sim vê-lo crescer e se desenvolver, não temo que ele "voe" pra longe do ninho, porém, não quero esquecer oque é viver tudo isso ao seu lado e quero que ele saiba que sempre estaremos aqui pra ele, esteja ele ali na escolinha ou sei lá, no topo do Himalaia! (bate na madeira aeeee!)

Essa semana começamos uma nova etapa das nossas vidas e estamos muuuito, muuuuito felizes por tudo isso. =)

Agora deixa eu ir ali cuidar dos meus meninos que pelo visto, agora o papai tb tá reafriado! Acho que nosso final de semana de sol vai ser miado.

Beijocas e aproveitem por mim.

2 comentários:

Eliana disse...

Oh que a gente joga no mesmo time...eu sou daquelas que tb leva tempo pra acordar. Compromissos pela manhã são mais que evitados, só quando é de força maior hahaha
Pok tá crescido hein...que bom que tá curtindo a escolinha. A carinha de injuriado deve ter sido nos dias que levantou cedo, né? hahaha Bjs

Dani Rabelo disse...

Que boas notícias, Ingrid!

Dias de sol, de escola, de felicidade!!! Pena que estão gripados, mas isso faz parte, né?

Eu acho uma judiação criança estudar cedo.... a Laura tbm vai para a escola pela manhã (todos os dias da semana) e eu não gosto, pois, por mim, ela iria à tarde. Mas...

É a vida.

Eles se acostumarão - ou não! hahahahaha

EU ODEEEEIO acordar cedo. Odeio com todas as minhas forças.

Beijos grandes, querida, boa semana para vcs!!!