domingo, 16 de junho de 2013

A Pneumonia

Pois é meus caros amigos, é isso achamos a causa do febrão do nosso menino! 

Depois de passar quinta, sexta e a noite de sábado com febre de até 40 graus, resolvemos não esperar mais e ontem a tarde levamos pro pronto atendimento de um hospital aqui próximo.

Antes que alguém me chame de louca irresponsável, quero deixar claro que fomos obrigados a esperar, já que na consulta de Quinta-feira ele não apresentava nenhum foco de infecção, nem tossir estava tossindo. De acordo não apenas com o clinico geral que nos atendeu na Quinta-feira, mas também uma amiga querida que é pediatra (das boas, diga-se de passagem) o prazo normal de espera é 72 horas para que possa ser feita uma boa avaliação.
Foi essa amiga que no bate papo via email sugeriu que fossemos ontem e a possibilidade de ser uma pneumonia, de acordo com ela, em alguns casos a infecção tá lá, mas a criança não tem tosse e isso costuma enganar muita gente. Sugeriu também que caso não fosse solicitado, que pedissemos uma radiografia.

A infecção urinária ou renal foi descartada logo de cara porque não existia dor, ele estava urinando numa boa e normalmente.

No pronto atendimento tudo correu super bem, eu que tenho meus dois pés atrás com o sistema de saúde Holandês tenho que admitir, meu filho foi muuuuito bem atendido! Quando chegamos lá o Pok tava com 40.5 de febre, o clinico ficou bem apreensivo e imediatamente ligou pra um pediatra e nos encaminhou pro Hospital Infantil.
(Antes ele pediu que fosse colhida urina para o exame e eu achei bem bacaninha o saquinho pra colocar na fralda, sempre tive curiosidade em saber como é que colhiam urina em fralda, agora já sei! É, sou caipira, fazer oque?)

No hospital infantil fomos rapidamente atendidos, primeiro a enfermeira examinou e já deu um paracetamol pra abaixar a febre, recolheu o saquinho pra examinar o material e pediu que aguardássemos pela médica.
Pouco tempo depois apareceu uma mocinha, toda atrapalhada coitada, devia estar no quinto ano de medicina kkkkk, ela explicou que era estudante, que iria examina-lo e voltaria depois com a "chefe" dela.

Enquanto ela examinava Pok olhava com uma cara de desconfiado que nos fez morrer de rir hahaha. A pediatra veio logo em seguida, examina daqui, dali, "ops, ouvi algo aqui!", ela disse apontando pro pulmão, a jovem checou novamente, concordou, elas conversaram e ficou resolvido que iria rolar uma "foto" do pulmão dele.

Radiografia feita e veio a confirmação, pneumonia!

Não é bom saber que seu filho tem pneumonia, mas pra nós foi um alivio e tanto, ao menos agora tinhamos alguma certeza e sabíamos exatamente como tratar e oque fazer. Quase abracei as duas de tanta alegria, elas realmente foram muito queridas e atenciosas. =)

Esperando o resultado!
Ontem mesmo já demos a primeira dose do medicamento e a noite foi bem mais tranquila, ele acordou algumas vezes mas apenas pra pedir água, sentiu muita sede. O cansaço era tanto que nós três dormimos até as onze hoje de manhã!

Foi uma alegria imensa ver meu filho vir andando pro meu quarto me chamando lá do corredor, bem mais ativo e disposto.

Mais cedo ele conseguiu comer um pouquinho, bateu papo com a bisa, com os avós no Skype e brincou, agora tá tirando uma soneca, afinal ainda deve estar se sentindo fraco e de acordo com a médica, ele realmente precisa pegar leve.


Nosso menino feliz! =)

Hoje é dia dos país aqui na Holanda (e em alguns outros países da Europa), na verdade a gente não comemora, primeiro porque não somos Holandeses, segundo porque a gente realmente não é muito dessa coisa de data especial como eu já falei inúmeras vezes por aqui. Entretanto, acho que nosso menino quis dar esse presente ao papai dele e não só melhorou como também pediu pra comer Goulash hahahha.

Papai tá todo feliz preparando uma sopa no capricho pro seu pequeno "Brazungaro", que um pouco antes de cair no sono, o mandou descaradamente fazer sua sopa e lhe disse exatamente oque ele deve colocar na panela kkkkk.

Aos papais da Holanda e demais países que comemoram hoje, fica aqui o nosso Feliz Dia dos Pais e que vocês possam ser sempre presentes na vida de seus filhos, que possam viver e aproveitar cada minutinho da alegria que é estar ao lado deles.

Sejam seus amigos e companheiros, sejam seus melhores exemplos e grande inspiração nessa longo caminho que é a vida. =)

Aos amigos queridos que deram dicas, que se preocuparam, que de longe mandaram energias positivas e tanto carinho durante esses dias, fica aqui o nosso muuuuuuito obrigado! =)

Beijocas e boa semana.

5 comentários:

Eliana disse...

Bom Ingrid...realmente ninguém mata a charada no primeiro dia de febre...geralmente a coisa melhora depois de 2, 3 dias mas se não acontece, realmente o buraco é mais embaixo. Acontece! Ainda bem que deu tudo certo, medicação correta e descanso pro pequeno. Daqui uns dias, vai estar zerado! Boa semana pra vcs! Bjs

Celi disse...

Ingrid que bom que vocês tiveram o diagnóstico. Tão ruim ver o filho com febre e não saber o que tem, o que é... Difícil mesmo, pois dá um desespero!
Aqui também é comum esperarmos 72 horas antes de sair correndo, mas confesso que não agüento esperar muito tempo. No segundo dia de febre já estou desesperada rs
Que bom que agora medicado Pok já está mais animado. Que delícia hein pedir uma sopa para o papai. Huuuummmm adoro!
Espero que tudo fique tranqüilo por aí e obrigada pelo carinho de sempre, viu!
Um grande beijo e ótima semana para vcs.

Mãe do Luís Miguel disse...

Muito ruim ver nossos pequeninos assim,aqui en casa tbm andava um pouco desesperada filhote doentinho, mais ainda bem que ainda tenho minha mãe pra ajudar,e que bom que descobriram o que POK tem assim ja estar sendo medicado e jaja vai estar brincando e você aqui a postar as suas novidades,Melhoras Pok lindinho, e um bom inicio de semana Ingrid, Beijinhos !!

NBA disse...

Desejo melhoras ao Pok :-)

Ingrid Gomes disse...

Queridas, obrigada pelo carinho! =)
Pok felizmente melhorou, tá quase 100%!
Em breve farei um novo post-boletim médico hahhaa

Beijocas e valeu pela força.